Dia Mundial do Meio Ambiente: hábitos que ajudam o meio ambiente

“Ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja”. Foto: marianaportaldacidade

O Dia 05 de junho é uma data importante principalmente para a conscientização, comemora-se p Dia Mundial do Meio Amnbiente. Não há mais tempo a perder, os recursos naturais precisam ser preservados e as atividades humanas tem impactado o meio ambiente e, além disso, é possível perceber o crescente número de problemas ambientais ao longo dos anos. E todos temos respondabilidade, pois todos usamos o meio ambiente, ou seja, o meio ambiente é de todos e todos devemos preservar, sem falsa modéstia.

Proteger e melhorar a relação entre a sociedade e a natureza é um dever de todos e pequenas ações podem ter grandes impactos, por isso a necessidade de discutir o tema, todos os dias.

Por exemplo, quando as pessoas jogam lixo no chão os materiais são arrastados pela chuva e se acumulam nos bueiros. Com isso, a água não tem para onde escoar e aumenta as chances de ocorrer alagamentos e até enchentes, e, isso vira um problema de todos.

Pensar no meio ambiente certamente traz imagens de natureza e espaços verdes na memória. O pensamento não está equivocado, mas é preciso ampliar a discussão. Meio ambiente é todo o espaço que rodeia a sociedade e, a partir deste princípio, é possível ter noção do impacto que a ação humana tem causado neste espaço, que ultrapassa a barreira das reservas florestais.

Confira algumas dicas de ações simples que você pode fazer no seu dia a dia e colaborar para a preservação do meio ambiente

1. Jogue o lixo em locais adequados. Exemplo: não jogue lixo no chão nem óleo comestível no encanamento.

2. Pratique o consumo consciente. Evite desperdiçar comida e comprar mais do que precisa.

3. Economize energia elétrica. Exemplo: em casa mantenha a luz acesa apenas do cômodo que você está e na tomada só os aparelhos que estiver usando.

4. Reutilize materiais. Exemplo: recipientes de vidro podem se tornar peças de decoração ou servir para armazenar outras coisas.

5. Economize água. Exemplo: ao escovar os dentes mantenha a torneira fechada e diminua o tempo com o chuveiro aberto no banho.

6. Diminua a utilização de materiais descartáveis. Exemplo: para o trabalho ou escola leve na bolsa seu próprio copo.

7. Separa o lixo corretamente para que os resíduos tenham o destino correto.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *