Publicidade

Dia do Café: Irrigação durante colheita aumenta produtividade e qualidade do grão

A temperatura e as precipitações de chuva na média no ano agrícola 2020/21 favoreceram o desenvolvimento das lavouras de café no Espírito Santo, proporcionando uma boa produção para a colheita, que deve, preferencialmente, ter início a partir desta segunda quinzena de Abril.

A época é ideal, pois permite que o café chegue ao ponto de maturação que resulte em melhores rendimento, produtividade e qualidade. Além de colher na hora certa, os produtores precisam manter a irrigação nesse período.

Floração

Boa parte dos cafeicultores suspende as práticas de irrigação e nutrição na colheita, esquecendo-se que a etapa fenológica seguinte é a floração. Com isso, as plantas entram nessa fase com grandes déficits nutricionais.

Com a ajuda das soluções de irrigação inteligente e a adoção do protocolo apropriado, é possível garantir a colheita e aumentar a produtividade.

“Muitos não sabem que uma das etapas mais importantes no cultivo do café é a sua floração. Esse período é responsável por definir o potencial produtivo do cafezal e, por isso, é fundamental estar atento às condições nutricionais das plantas e adicionar os nutrientes necessários para que ocorra um florescimento adequado. Deve-se também optar por técnicas efetivas, como o uso do processo de irrigação correto e bem orientado”, declarou o engenheiro agrônomo Elídio Torezani, diretor da Hydra Irrigações.

Pandemia

Por conta da pandemia do coronavírus, os agricultores também precisam adotar medidas de segurança para evitar contágio no período da colheita do café.

Elas estão listadas na 2ª edição da cartilha “Colheita do café: orientações para prevenção do novo coronavírus”, lançada este ano pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca.

Entre as orientações, para que se tenha uma safra com tranquilidade, estão:

– manter distância mínima de 1 metro entre os trabalhadores durante a colheita;

– não compartilhar ferramentas e equipamentos de colheita, como peneiras, lonas e sacarias;

– utilizar estratégias como a divisão dos colhedores por talhões ou carreiras;

– colher os frutos de café somente no ponto ideal de maturação, otimizando a necessidade de contratações durante a pandemia;

– utilizar, quando possível, a colheita semimecanizada;

– devem ser higienizados equipamentos e máquinas de colheita quando forem realizadas trocas de operadores;

– os veículos de transporte e trabalho devem ser higienizados diariamente com água e sabão;

– o alojamento e o banheiro dos trabalhadores precisam ser instalados em um ambiente bem ventilado, além de serem higienizados diariamente, com disponibilização de água e sabão;

– não devem ser contratados trabalhadores inseridos no grupo de risco para o novo coronavírus. Aqueles identificados com sintomas de gripe devem ser isolados por 14 dias.

Produção

Lembrando que o Espírito Santo é o segundo produtor de café do Brasil e o primeiro produtor de conilon, confirmando a importância dessa atividade para a agricultura capixaba.

Sobre a Hydra Irrigações

Hydra Irrigações é uma das empresas detentoras da tecnologia mais avançada no segmento em nível nacional.

Pioneira na aplicação de conhecimento e de técnicas para priorizar a economia de água na irrigação no País, a empresa, com sede em Linhares (ES), tem experiência de quase três décadas de atuação e pesquisa para associar em seus projetos critérios agronômicos rigorosos a equipamentos de ponta. O objetivo é promover alta performance de todos os recursos, considerando as necessidades e especificidades de cada cliente.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *