Delegadas do PBS capixaba seguem a Brasília para participar do XV Congresso Constituinte da Autorreforma

As delegadas do PSB do Espírito Santo participam do Congresso Nacional em, Brasília com voz e voto

Elas embarcaram no ônibus na noite desta terça-feira, 26, na Capital do Espírito Santo e vão percorrer mais de 1.400 km de estrada afora para participarem do XV Congresso Constituinte da Autorreforma, entre os dias 28, 29 e 30 a ser realizado pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), na capital federal.

 Nos três dias, os delegados (as) socialistas vão discutir a autorreforma, o novo programa e o manifesto atualizado do PSB, o projeto político do partido e as eleições de 2022. Também serão eleitos o diretório nacional e os conselhos de ética e fiscal para o triênio 2022 – 2025.

A comitiva capixaba de mulheres embarcada é composta por Cleyde Araújo, Roberta Guio, Elizangela Nascimento vereadora de São Mateus, Lucimara Rizzoli, Maria Nilza de Souza e a secretária Estadual do PSB Mulher Sônia Damasceno.

Para a secretária Estadual do PSB Mulher no ES, Sonia Damasceno o partido precisa rever a importância da mulher na politica e dentro da sigla. “Minha expectativa em relação a este Congresso é que a gente saia de Brasília com o partido muito mais forte do que ele é hoje. A autorreforma é uma oportunidade de autocritica, o que precisamos ajustar, o que podemos aprimorar. Acredito que o PSB volta fortalecido, dentro de cada seguimento e nas suas bases. Nós do seguimento das mulheres queremos mais espaço, principalmente espaço de fala e poder. Não somente em épocas eleitorais, que possamos ter representatividade nos diretórios municipais e estadual, Atualmente na Executiva Estadual não há uma mulher na diretoria. Que este Congresso possa debater oportunidade para a mulher socialista de igual para igual com os homens e possamos alcançar o centro do poder. A mulher transforma os espaços, ela agrega e faz a diferença por onde passa. Não é só preencher as cotas, não é só recursos, é muito além, queremos participar da construção de um plano de trabalho, na construção de uma política para todos. Esta é a nossa esperança, a que possamos ser ouvidas, que este partido seja mais forte e possa enxergar a mulher com toda a sua potencialidade”, ressaltou Damasceno.

Os eixos temáticos

Eixo Temático I – Reforma do Estado Coordenador do Grupo de Trabalho participa Maria Nilza. Participa do Eixo Temático II – Economia: Prosperidade, Igualdade e Sustentabilidade Coordenador do Grupo de Trabalho Maria Nilza. No Eixo Temático III – Desenvolvimento Sustentável e Economia Verde Coordenador do Grupo de Trabalho:

Lucimara Rizzoli, já no Eixo Temático IV – Políticas Sociais e Cidades Criativas Coordenadora do Grupo de Trabalho: Sonia Damasceno, a secretária Estadual da Mulher socialista. O Eixo Temático V – Socialismo Criativo, Democracia e o Partido que Queremos Coordenadora do Grupo de Trabalho fica a vereadora de São Mateus Elizangela

Semana de arte moderna

No dia 28, quinta-feira, a abertura começa às 19h com um ato político-cultural em homenagem aos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922. Estarão presentes as principais lideranças socialistas, governadores, parlamentares, prefeitos, representantes de segmentos sociais do partido.

Na sexta-feira, dia 29, das 8h30 às 18h, divididos em seis grupos, os delegados discutirão temas do documento final da autorreforma. Um deles será dedicado à análise de conjuntura e os demais debaterão os cinco eixos temáticos da autorreforma: Reforma do Estado; Economia: Prosperidade, Igualdade e Sustentabilidade; Desenvolvimento Sustentável e Economia Verde; Políticas Sociais e Cidades Criativas; Socialismo Criativo, Democracia e o Partido que Queremos. Às 20h, o escritor, poeta e agitador cultural Antônio Carlos Queiroz fará uma aula-show sobre a Semana de Arte Moderna.

Já no sábado, dia 30, às 8h30, será instalada a sessão plenária para apresentação e deliberação dos relatórios dos grupos temáticos. Às 14h, terá início a sessão de encerramento, durante a qual serão eleitos os novos integrantes do Diretório Nacional. Em seguida, às 16h, será conduzida a reunião do novo DN, que elegerá a nova Comissão Executiva Nacional.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *