“Darei sempre meu máximo”, diz Senadora na solenidade que autorizou a construção do Ifes de Presidente Kennedy/ES

Agora é oficial. Após anos de luta da senadora Rose de Freitas (MDB-ES), com o apoio da bancada capixaba, a construção do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus de Presidente Kennedy, foi confirmada nesta quarta-feira, 1º, pelo ministro Milton Ribeiro, em solenidade no Ministério da Educação, em Brasília. A permissão para o início das obras será publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 2.

Emocionada com a conquista, Rose reafirmou seu compromisso com o avanço da Educação no Espírito Santo. “Se me derem um projeto dessa natureza, eu darei sempre o máximo empenho”, afirmou a senadora, que levou o ministro a a Presidente Kennedy no dia 19 de agosto para o lançamento da pedra fundamental do centro educacional. 

Ela ressaltou ainda que a autorização só foi possível pela união de esforços e boa gestão do prefeito Dorlei Fontão da Cruz. “É o exército de boa vontade e da boa-fé que faz as coisas acontecerem. É a boa gestão política”, avaliou.

Milton Ribeiro reforçou a grandeza da iniciativa dos capixabas para a construção do campus do Ifes. “É um negócio de outro mundo o que Presidente Kennedy está fazendo pela Educação. O esforço dos parlamentares e da prefeitura resulta neste campus do Ifes que será um legado, um marco para o futuro da Educação regional”, declarou.

Já o prefeito Dorlei fez questão de pontuar a importância da liderança exercida pela senadora Rose nas tratativas em Brasília. “Quero agradecer minha querida senadora Rose de Freitas. Temos de fazer uma estátua dela em Presidente Kennedy por essa conquista. O Ifes vai ser um marco para o resto da vida e para a história do nosso município e região. Hoje temos dinheiro nos cofres públicos para investir na melhoria da vida do povo de Presidente Kennedy”.

O reitor do Ifes, Jadir Pela, se mostrou satisfeito com a agilidade para iniciar o funcionamento da unidade. “Em primeiro lugar nosso agradecimento e reconhecimento pelo empenho da senadora Rose de Freitas e do Ministério da Educação. Em dois meses nós apresentamos o projeto para a licitação. Foi um avanço fundamental para uma região que necessita do ensino técnico de qualidade que nós iremos oferecer”.

O deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES), também ex-aluno do Ifes, fez um discurso emocionado sobre o crescimento da instituição e finalizou com uma homenagem ao esforço e dedicação de Rose para que esse momento se tornasse realidade. “A Rose é um patrimônio do Espírito Santo pela sua garra e disposição em contribuir com o avanço do Estado. Talvez esse não seja o termo mais adequado, mas a Rose é uma verdadeira máquina”, destacou.

Porto Central – O Porto Central, em Presidente Kennedy, foi um dos fatores fundamentais para a criação de uma nova unidade do IFES. O argumento foi utilizado pela senadora em todas as reuniões que manteve em Brasília para viabilizar a unidade. “O porto nesta região leva a um contexto de investimento e desenvolvimento tornando imprescindível uma escola para capacitar e formar mão de obra”, observou Rose.

O recurso para construir o Ifes de Presidente Kennedy é da prefeitura do município e, além deste, a senadora incluiu em suas emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2022, aprovada pelo Congresso, investimento para as unidades do Instituto nas cidades de Pedro Canário e Laranja da Terra.

“Estamos não só disseminando educação profissional de qualidade no Estado, como atendendo estudantes de municípios desassistidos de ensino técnico”, completou a senadora.

Promovendo educação profissional pública considerada de excelência, o IFES oferece uma centena de cursos técnicos, 60 cursos de graduação e 10 especializações a 36 mil alunos.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *