DANÇA DAS CADEIRAS: prefeita de Piúma nomeia quatro novos secretários e ganha fortes lideranças no grupo

A dança das cadeiras, segundo os bastidores políticos da cidade são acordos para fortalecer a pré-candidatura da prefeita a prefeita em outubro. De fato, ela conseguiu levar quatro vereadores para o grupo e dois ex: Tobias – o filho, Joel, Negão, Bernadete e de quebra: Mário Dantas e Fernanda Taylor

Passado o dia 04 de abril, data que marcou o último dia das filiações para quem deseja se candidatar um cargo eletivo nas eleições de outubro de 2020, a prefeita em exercício de Piúma, Dona Regina Martha Scherres Rocha nomeou para compor o seu primeiro escalão quatro novos secretários para assumir a Cultura, Desenvolvimento, Governo e Obras.   

Rafael Scherrer assumiu a Secretaria de Obras

Entre os nomes do novo time, está o do empresário, Rafael Cristian Mulinari Scherrer, seu sobrinho, filho do saudoso ex-prefeito, Isaias Scherrer para a secretaria de Obras, substituindo o engenheiro Paulo Mozer.

Arlecks Robert Cristhian Taylor assumiu o Governo e Planejamento

No novo time da prefeita, o acadêmico de Enfermagem, Arlecks Robert Cristhian Taylor de Souza, que assume a Secretaria de Governo e Planejamento, no lugar do advogado Dionatan Hermogênio que foi para a Administração substituindo o também advogado, Adrien Louzada.  Arlecks é filho da ex-vereadora Fernanda Taylor, bisneto do seu Oenes Taylor, fundador da Festa dos Pescadores.

De acordo com o jovem secretário de Planejamento e Governo ele foi coordenador administrativo da Casa de Apoio Oenes Taylor durante 5 anos, assessor do ex-deputado Sérgio Manoel Nader Borges, na Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo e foi microempreendedor no ramo alimentício.

Lorena Nogueira Bassul Etcheverry assume o Desenvolvimento Econômico

Na secretária de Desenvolvimento Econômico a empresária Lorena Nogueira Bassul Etcheverry que é formada em Administração assume a pasta. Lorena garantiu que estará dando prosseguimento aos projetos e planos de ação que estavam sendo tocados por Shirlene Potratz que deixou a secretária. “Com muita alegria e responsabilidade recebi o convite da prefeita Marta Scherrer para ocupar o cargo de Secretária de Desenvolvimento. Piúma pode Esperar de mim a garra, dedicação, a vontade de fazer a diferença, com honestidade, transparência, humildade e ajuda de toda equipe da secretaria. Nesse momento de pandemia covid-19 o nosso objetivo é fortalecer os empreendedores do nosso município e diminuir os impactos socioeconômicos e financeiros, garantindo emprego e renda através do Nosso Crédito e outros projetos que já estamos discutindo”, frisou.

Mesmeris Silva Alves assumiu a Secretaria de Cultura – Fotos/ divulgação

A Reportagem tentou falar com a nova secretária de Cultura, Mesmeris Silva Alves, mas ela não pode atender as ligações e nem respondeu as mensagens.

Sobre a possível indicação do nome de Mesmeris que assumiu a Cultura substituindo Juarez Taylor ter sido feita pelo vereador Negão da Colônia, que teria se filiado ao Patriotas, partido da prefeita em troca deste apoio, ele negou, disse que a conhece de Cachoeiro e que ela é mãe de um rapaz de nome Clevinho.

O secretário de Administração, Dionatan Hermogênio afirmou que os cargos de secretários são políticos e a prefeita tem autonomia de substituir quando achar necessário.

Bastidores

Os bastidores da políticos na cidade o comentário é que o grupo da prefeita acabou ‘quebrando as pernas’ do ex-prefeito, Samuel Zuqui, pré-candidato do PSDB a prefeitura, que perdeu de uma vez o apoio do vereadores: Joel Rosa, Negão da Colônia e Bernadete Calenzani.

Convém lembrar também que o empresário Rafael Scherrer, novo secretário de Obras era um dos possíveis nomes a concorrer o cargo de vice-prefeito na chapa de Samuel, como ele mesmo declarou há alguns meses a jornalista, mas ele diz que repensou e preferiu apoiar a tia para não criar atritos na família.

Para lembrar, na última eleição a ex-vereadora Fernanda Taylor, mãe do atual secretário de Governo, Arlecks Robert foi candidata a vice de Samuel Zuqui e o ex-vereador, Mário Dantas também eram do grupo do ex-prefeito agora estão junto a prefeita ao lado do professor Marcos, atual secretário de Agricultura e Pesca. Marcos era do grupo de Ricardo, hoje afastado.

Por outro lado, o pré-candidato Paulo Cola acabou perdendo o apoio do grupo de Daniel, esposo de Lorena nova secretária de Desenvolvimento e pré-candidato a vereador.

Os bastidores apontam também que o nome da secretária de Cultura poderá puxar o apoio do empresário Ferrete a pré-candidatura da prefeita deixando o grupo de Paulo Cola mais enfraquecido.

Política é um jogo

Para enfraquecer mais ainda o grupo de Zuqui, a ex-vereadora de Piúma, que estava declarando apoio a sua candidatura há quatro anos, Lenilce Carvalho, é uma das articuladoras da pré-candidatura de Paulo Cola, ao lado da comerciante Fabricia Misságia, amiga e aliada de Zuqui nas eleições passadas, entretanto, ela acabou levando o Partido da Mulher Brasileira – PMB com porteira fechada e tudo para fechar com apoio ao comandante Paulo Cola, levando ainda a ex-vereadora, Maira Marcarini, vice-presidente do PMB. Como diz o ditado latino: alea jacta est!



!



Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *