Da escola à praia: garrafa térmica é a sensação da vez

A procura pelo utensílio aumenta a cada dia devido a sua praticidade em manter a temperatura de bebidas e alimentos por um longo período e também pela sustentabilidade

Depois da febre dos copos térmicos, chegou a vez das garrafas brilharem. Disponíveis em modelos e cores variadas, elas são usadas em vários ambientes como no trabalho, escolas, e também nas práticas esportivas e até em viagens. Inclusive, recentemente ganharam destaque no Big Brother Brasil, reality show de maior audiência no país.

Devido aos protocolos sanitários e os cuidados necessários para evitar a propagação do Covid-19, empresas, instituições públicas e privadas, academias de ginásticas e escolas estão obrigados a inutilizar os bebedouros compartilhados, e orientadas a reduzir ao máximo os locais onde possam gerar aglomerações, como em máquinas de café ou aquele momento de descontração no lanche da tarde nos refeitórios das empresas, o que reforça ainda mais a necessidade do uso de utensílios individuais.

O empresário Vinícius de Vargas Montalvão, proprietário da Reparos Rede Construbom, explica que a demanda pelas garrafas térmicas vem crescendo a cada dia. “Percebemos um aumento significativo na procura desse item em nossa loja, até pouco tempo a demanda era quase exclusiva dos copos térmicos, porém, com o retorno das aulas e do trabalho presencial, o uso de utensílios individuais se faz necessário, e em alguns ambientes são até obrigatórios e a preferência pelos produtos térmicos se dá principalmente pelo fato de se manter a temperatura da bebida ou alimento por um longo período – geralmente até 24 horas frio e até 12 horas quente”, explica. Nas academias elas também são sensação!

E para atrair o público, os fabricantes não tem economizado na criatividade. “Quando se fala em garrafa térmica muitas pessoas remetem a modelos antigos, sem graça. Atualmente há uma variedade de modelos com design modernos, cores variadas, podendo, inclusive, serem personalizadas”, destaca Vinícius.

Quem assiste ao reality Big Brother certamente já percebeu que cada participante tem a sua própria garrafa térmica. “O uso deste utensílio útil e bonito com exposição diária na televisão é mais um grande incentivo para que as pessoas também adquiram a sua. Mais do que higiene e até modismo, seu uso representa um gesto de sustentabilidade, já que ao optar por produtos reutilizáveis estamos criando um impacto mais positivo no meio ambiente”, diz o empresário.

Além das garrafas, os potes térmicos para refeições (marmitas) também estão sendo muito procurados, já que com a pandemia muitas pessoas têm optado por preparar o próprio alimento em casa. “Nada melhor do que um pote térmico mantendo a temperatura do alimento até a hora do consumo, sem a necessidade de micro-ondas ou geladeira”, defende o empresário Vinícius de Vargas Montalvão.

 Elas usam e recomendam

“As garrafas térmicas são essenciais no meu dia-a-dia, tanto para trabalhar, quanto para lazer. Como trabalho com ginástica, na academia sempre levo minha garrafa e agora a água fica realmente gelada! Para as aulas de casa, não preciso ficar abrindo a geladeira o tempo todo, deixo minha garrafa térmica ao lado e, mesmo nesse calor, ela se mantém geladinha. Ah, e nessa época de Covid, em que não é legal beber água fora de casa, eu levo a minha para onde vou, praia, passeio e principalmente para praticar exercícios ao ar livre”, Juliana Malvestio Lunz, personal trainer.

“O mundo corporativo encontrou na garrafa térmica a solução para alguns problemas não só diante do cenário caótico que vivemos hoje de pandemia, mas como também na questão pessoal. A pandemia fez com que valorizássemos mais a nossa vida como um todo, em outras palavras, qualidade de vida é o que mais procuramos. Investir em uma garrafa térmica significa que você vai desperdiçar menos bebida (quente) e dinheiro. Melhor do que isso, você vai ter a sua bebida na temperatura que você deseja por um espaço de tempo, isso nos traz qualidade de vida além de sustentabilidade e saúde financeira. Não posso deixar de citar uma realização pessoal em ter A MINHA garrafa. Só quem tem sabe quanto valor pessoal um simples objeto proporciona, afinal, tudo o que chamamos de nosso é valoroso/significativo. Minha sugestão é que todos adquiram essa modernidade, principalmente tendo referência de profissionais que conhecem do produto e estão dispostos a um atendimento que consequentemente se tornará uma experiência”, Marina Ragazzi, Gerente de Projetos

Curiosidades

– O físico e químico inglês James Dewar quem inventou o sistema de isolamento a vácuo, que é o princípio da garrafa térmica, em 1890. Porém ele não patenteou sua invenção, acreditando se tratar de um presente para a humanidade;

– Em 1903 o alemão Reinhold Burger desenvolveu e lançou no mercado a garrafa térmica para uso doméstico;

– Os nobres e burgueses foram os primeiros a descobrirem as vantagens do novo utensílio e passaram a usá-lo nas caças e passeios.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *