Curso incentiva criação de espaços de leitura na educação infantil

A Bebeteca Monteiro Lobato será um dos espaços para atividades da formação

Professores que atuam em turmas de Maternal I e II, na rede municipal de ensino de Cachoeiro de Itapemirim, participarão de uma formação sobre educação infantil. A atividade, promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Seme), acontecerá, em quatro encontros: nesta terça (24) e quarta (25) e nos dias 6 e 7 de outubro.

Os primeiros dois dias da formação serão realizados, das 8h às 17h, no auditório Professor David Lóss, localizado na escola municipal Zilma Coelho Pinto, no bairro Ferroviários. Nos demais dias, nos mesmos horários, o curso terá atividades na Bebeteca Monteiro Lobato, que fica na escola Pe. Jefferson Luiz de Magalhães. O espaço foi inaugurado neste ano pela prefeitura de Cachoeiro e é a primeira biblioteca especializada no atendimento à primeira infância.

Além de aprimorar a qualidade do ensino ofertado às crianças de 0 a 5 anos, com debates sobre temas como “interação e linguagem com bebês e crianças”, “a leitura como prática e atividade permanentes” e “direitos de aprendizagem no brincar, cantar e narrar”, a Seme objetiva incentivar os professores a construírem, em suas unidades de ensino, espaços de estímulo à leitura com materiais especializados para a educação infantil.

“A Bebeteca é um espaço privilegiado para iniciar os bebês e crianças pequenas no universo da literatura, permitindo a eles saborearem a arte literária por meio dos diferentes recursos que trazem as histórias para fora do livro. Por isso, é um importante ambiente, com materiais e recursos ideais que vão auxiliar os professores no incentivo à leitura e na aprendizagem”, ressalta a gestora da Pe. Jefferson Luiz de Magalhães, Polyana Fim Pacheco.

“A Seme acredita na formação de leitores desde a mais tenra infância. A formação vem para inspirar os professores a produzirem espaços de leitura em suas escolas, mesmo sem todos os componentes de uma bebeteca, para que possam promover a leitura literária na educação infantil”, salienta a secretária municipal de Educação, Cristina Lens. 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *