Criança deficiente morre soterrada em Córrego dos Pilões em Iúna

Uma criança deficiente morre na localidade de Córrego dos Pilões em Iúna

Infelizmente a notícia de Iúna, neste sábado 24 não é boa, uma fatalidade foi registrada logo pela manhã, na localidade de Córrego dos Pilões, interior do município, um menino deficiente acabou morrendo após um deslizamento de terra, a casa onde reside veio abaixo.

Tudo foi muito rápido, mesmo o Corpo de Bombeiros sendo acionado e a Defesa Civil, o acesso a localidade dificultou o socorro, não deu tempo. A família não conseguiu salvar.

O prefeito Coronel Weliton está tomando todas as medidas possível para socorrer o povo de Iúna, embora o município esteja vivendo uma das maiores enchentes da sua história. Ele lamentou o óbito da criança e se colocou à disposição da população neste momento tão difícil que vive a cidade. “Todos os distritos foram atingidos, São João do Príncipe, Rio Claro, em Pequiá, divisa com o Estado de MG, muitas famílias perderam tudo a margem do Rio Pardo. Foi montado um ponto de apoio humanitário na Escola Padre Afonso Brás, onde os voluntários estão atendendo os desabrigados. Aqui na sede o ponto de apoio com equipe médica, enfermeiros, assistência social, voluntariado foi montado no ginásio de esporte. As pessoas por acaso estiverem sem para onde ir, venham para cá. Estamos providenciando alojamento. Estamos vivendo um pesadelo em toda região”, ressaltou o prefeito, que lamentou o óbito. “Infelizmente não deu tempo, tudo foi muito rápido, estamos trabalhando initerruptamente pelo nosso povo, estamos à disposição das famílias iuneses neste momento tão difícil de nossa história”.

Iúna está isolada

Informações da Secretária de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Iolanda Vial, com quem a reportagem falou nesta manhã afirmou que o município de Iúna está completamente isolado, ninguém entra e ninguém sai, completamente alagado.

Outros distritos como Terra Corrida, Nossa Senhora das Graças foi completamente inundados, pessoas perderam tudo, ontem várias barreiras caíram nas rodovias. Entre Trindade e a sede, várias pessoas ficaram dentro dos carros sem ter como seguir e nem como voltar. “Infelizmente nós tivemos uma vítima fatal no Córrego dos Pilões em um deslizamento, a família não conseguiu a tempo retirar a criança, os bombeiros não conseguiram chegar porque o acesso foi muito difícil, barreiras tinha caído, enfim, vamos pedir as pessoas que fiquem nas suas casas, não ficarem nas ruas para facilitar o socorro, mas se a sua residência estiver em risco venha para o ginásio, a Prefeitura vai direcioná-los. Agora é um momento de união entre os municípios e as comunidades, para reconstruirmos e só Deus para ter misericórdia de nós”.   

Os municípios vizinhos Ibitirama, Irupi e Ibatiba também foram atingidos e as chuvas não param, tem muita água para desaguar no Rio Pardo, que corta o município de Iúna no meio. “Eu tenho 43 anos e eu nunca vi uma enchente desta forma aqui em Iúna. Vamos pedir a Deus que olhe por nós, pelo nosso povo”.

Destacou Iolanda que uma equipe da Defesa Civil toda mobilizada está a postos para socorrer a população. Prefeitura, população e voluntários, todos estão unidos nesta tragédia. “O que nos encoraja é ver o coração do povo iunense, o povo do Caparaó, os voluntários estão chegando, as doações, isso é que alegra o nosso coração, saber que o povo realmente e a maior riqueza que a gente tem”.

Iolanda avisou que caso alguém passe mal, evite tentar ir até o Pronto Socorro que funciona anexo a Santa Casa, o acesso ao hospital, só de barco. A situação é caótica em Iúna.  

IÚNA – 25/01/2020: Imagens de drone mostram cidade alagada após chuva — Foto: Samuel Liberato

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *