Covid-19: Cachoeiro/ES encerra o ano com mais de 325 mil doses de vacina aplicadas

Cachoeiro de Itapemirim chega ao final de 2021 com 325.212 doses aplicadas da vacina contra Covid-19 na população apta a receber o imunizante. Desse total, 130.051 correspondem à segunda dose e 7.026 de dose única (Jansen). Com isso, a cidade tem, atualmente, 65% da população com o esquema vacinal completo. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa).

Em relação à dose de reforço (terceira dose), já foram realizadas 34.397 aplicações, sendo 27.950 delas em idosos acima de 60 anos, 1.587 no público entre 18 e 59 anos e 2.451 em trabalhadores da saúde. Já para as pessoas com alto grau de imunossupressão – isto é, com câncer, HIV ou transplantadas, por exemplo – foram realizadas 1.047 aplicações.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeiro (Semus), embora a vacinação tenha avançado de maneira eficiente no município, uma parcela da população ainda está com a segunda dose em atraso e, portanto, sem a proteção adequada contra o vírus. Isso prejudica a ampliação da cobertura vacinal na região, conforme destaca o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

“Os sinais do avanço da vacinação contra Covid-19 no municípios são claros. Nos últimos meses tivemos uma grande redução do número de óbitos e internações. Isso mostra que a imunização por meio da vacina é o único caminho para controlarmos essa pandemia. Portanto, é muito importante que as pessoas busquem o imunizante e completem seu esquema vacinal, pois é somente após a segunda dose que o organismo produz anticorpos em quantidades suficientes para enfrentar o vírus, de forma a evitar casos graves e mortes”, afirma.

Estratégias diversificadas de vacinação 

Iniciada no dia 19 de janeiro de 2021, a campanha de vacinação contra Covid-19 mobilizou toda a estrutura da Semus ao longo deste ano e utilizou diversas estratégias para facilitar o acesso da população ao imunizante.

Além das 32 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e da Policlínica Municipal, a imunização também ocorreu em locais voltados a públicos específicos, como as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Além disso, equipes das Semus estiveram presentes em eventos, centros de compras, supermercados e cinemas para realizar a aplicação do imunizante.

Outra ação de destaque foi a vacinação itinerante, que percorreu os bairros de Cachoeiro para alcançar o público com dificuldades de locomoção. Em dezembro, essas equipes também estiveram presentes no comércio de rua e aproveitaram o movimento de Natal para conscientizar as pessoas em relação à importância da imunização e oferecer-lhes a possibilidade de receber a vacina.

“Cachoeiro já tem 65% da população com esquema vacinal completo. Esse número é fruto do êxito de uma gestão em saúde pública que tem como prioridade resguardar a vida dos munícipes por meio da ciência. Em 2022, seguiremos com essas e outras estratégias em busca de superar essa pandemia”, afirma o vice-prefeito e secretário municipal de Governo e Planejamento Estratégico, Ruy Guedes, que coordena o Sistema de Comando Operacional (SCO) para combate à Covid-19.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *