Coronavírus: Prefeitura decreta Situação de Emergência em Atílio Vivácqua/ES

Em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o prefeito Josemar Machado Fernandes decretou Situação de Emergência em Saúde Pública em Atílio Vivácqua. O objetivo é garantir o bloqueio da doença no município – que, até o momento, não registrou casos suspeitos ou confirmados da doença – e assegurar, também, o cuidado assistencial.

O decreto, publicado na edição desta quarta-feira (18) do Órgão Oficial, também institui o Comitê Sanitário de Prevenção e Enfrentamento ao Covid-19, do qual, além do próprio prefeito, farão parte representantes das secretarias municipais de Saúde, de Educação, de Administração e Finanças, de Ação Social e do Conselho Municipal de Saúde.

Para enfrentamento da emergência, poderá ser determinada, por exemplo, a realização compulsória de exames médicos, testes laboratoriais, coleta de amostras clínicas, vacinação e outras medidas profiláticas e tratamentos médicos específicos, estudo ou investigação epidemiológica.

Isolamento (separação de pessoas e bens contaminados) e quarentena (restrição de atividades ou separação de pessoas suspeitas) também estão incluídos no documento, que prevê, ainda, a suspensão de todos os eventos de massa, governamentais, esportivos, artísticos, culturais, políticos, científicos, comerciais e religiosos e outros com concentração de pessoas.

O decreto também determina a suspensão das aulas nas escolas municipais a partir da próxima segunda (23), pelo prazo de 15 dias, antecipando o período de recesso escolar. Os ajustes necessários para o cumprimento do calendário escolar serão estabelecidos pela Secretária Municipal de Educação, após o retorno das aulas.

Recomendações

O decreto também recomenda à população em geral que adote medidas preventivas, como a restrição de cumprimentos com contatos físicos e a higienização frequente das mãos. Outra orientação importante é evitar a permanência em ambientes sem circulação de ar.

A empresários, empregadores e demais lideranças da iniciativa privada, a Prefeitura recomenda, por exemplo, que avaliem a possibilidade de adotar home-office ou outras medidas capazes de reduzir o contato físico entre pessoas.

A proprietários de bares, restaurantes e de outros comércios, a orientação é que eles intensifiquem a frequência de limpeza de seus ambientes e utensílios e adotem, também, medidas para evitar aglomerações e que funcionem com o ambiente arejado.

Já às igrejas, dentre outras recomendações, o decreto aconselha que estabeleçam mais horários de missa ou culto a fim de diminuir a aglomeração de pessoas, intensifiquem o asseio de seus ambientes e orientem seus fiéis a higienizar as mãos no início e ao final das celebrações religiosas.

Por fim, a Prefeitura orienta às empresas que operam transporte público no âmbito do município que adotem medidas profiláticas no interior de seus ônibus.

Para conferir a íntegra do decreto de Situação de Emergência em Atílio Vivácqua, no Órgão Oficial, acesse o site www.pmav.es.gov.br.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *