Confira a programação da Semana ‘Cultura Conecta’

O público capixaba interessado na diversidade artística e cultural local terá uma programação imperdível nos próximos meses: a Secretaria da Cultura (Secult) promove de setembro até o mês de dezembro, a Semana “Cultura Conecta”. Será uma série de apresentações on-line com diversas atrações por meio das redes sociais da Secult (Facebook e Youtube), além de transmissão em TV aberta e a cabo pela TVE. 

Música, teatro, contação de histórias, performance, circo e leitura dramática. As mais de 500 atrações em diversas linguagens artísticas e culturais presentes na programação foram selecionadas por meio do Edital Emergencial da Cultura, promovido pela Secult.

Confira a programação da Semana Cultura Conecta dos dias 20 até 23 de outubro:

SEMANA CULTURA CONECTA

Semana#6 

20/10 (Terça-feira)

Jussan Silva –

Criatividade e Produção – 4° episódio 

Oficina | Classificação: livre

Horário: 14h

 Sinopse: Jussan Silva e Silva é produtor cultural em Muqui, maior Sítio Histórico do Espírito Santo. É o Idealizador do Festival de TV e Cinema de Muqui, hoje, na 9ª edição. No vídeo, Jussan ensina como a criatividade é fundamental na produção de vídeos.

Carla Désirée dos Santos Menezes – Tinta orgânica de café, açafrão, urucum e terra.

Oficina | Classificação: livre

Horário: 14h30

 SinopseRelatos de processos com Carla Désirée sobre tintas orgânicas e de como extrair o pigmento natural do café, urucum, açafrão e terra.

Gabriel Lima Campoi – Introdução ao malabarismo

Oficina | Classificação: livre

Horário: 14h40

 Sinopse: Nesta oficina haverá uma aula inicial na arte do malabarismo, utilizando bolas de meias como ferramentas de aprendizagem. Na introdução, um aquecimento com posicionamento e preparo do corpo, através de alongamentos direcionados aos músculos mais usados em sua prática. Em sequência, a prática dos malabares em escala, começando com exercícios com uma bola, até chegar a três. Durante o processo, as dúvidas serão tiradas para que tudo seja absorvido da melhor maneira possível.

Allan Moscon Zamperini – Manifesto Neon 

Performance | Classificação: livre

Horário: 15h10

 SinopseEste trabalho em formato de live é parte de um processo independente e individual, em que o performer está em busca de um lugar utópico nesta época de distanciamento social, causado pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). A ação é, precisamente, a leitura, interpretação e performatização das sensações acumuladas e pensamentos sobre um lugar necessário e que poderá ser criado pela humanidade.

21/10 (quarta-feira)

Elciani Macedo Dos Anjos – Produção De Vídeo-Aula sobre Capoeira para Crianças Acima de 5 Anos 

Oficina | Classificação: Livre

Horário: 14h

 Sinopse: Vídeo- aula sobre capoeira, para crianças na faixa etária acima de 5 anos, com didáticas alternativas, utilizando materiais básicos e fáceis de ter em casa, tais quais: corda, pneu, bola de soprar, cabo de vassoura, litro de garrafa pet, bambolê.

Luciano Ribeiro de Sousa Costa – Videoaula: como produzir uma música com baixo orçamento

Oficina | Classificação: Livre

Horário: 14h30

 Sinopse: O projeto “Como produzir uma música com baixo orçamento” propõe uma videoaula com duração de cerca de 60 minutos, condensando um método prático para tornar viável que um músico, artista ou produtor musical iniciante possa gravar, mixar e masterizar suas próprias músicas utilizando o mínimo de recursos. O objetivo é difundir o conhecimento para que mais artistas possam continuar produzindo, ainda que de forma solitária e com poucos recursos, enquanto em casa para a quarentena de Covid-19 ou mesmo depois. 

Lílian Gonring Casotti – Faça seu próprio brinquedo e nos conte: como está sendo minha quarentena

Infantil | Classificação: livre

Horário: 15h30

 Sinopse: O vídeo propõe a construção de um brinquedo com a utilização de materiais reciclados, reutilizados ou com itens que se tenha em casa. Após a construção, o estímulo é criar uma personagem com este brinquedo e narrar uma história da quarentena inspirada nas vivências pessoais ou de próximos. No vídeo, é exemplificada a construção de uma boneca feita com rolinho de papel, dentre outros materiais.

Vitor Leite Locatelli-Lançamento em formato “Live” do single Deixa Sossegar por Vitu  

Música | Classificação: livre

Horário: 16h

 Sinopse: O sentimento de confinamento rendeu uma canção triste, porém cheia de esperança. É com “Deixa Sossegar” que Vitor Locatelli se transforma em Vitu, projeto paralelo à banda Moreati, em que é vocalista e guitarrista. Mixado por outro capixaba, Jackson Pinheiro (Supercombo), a canção já nasce com um clipe à altura: em tempos de distância social, o vídeo conseguiu reunir amigos, entre eles artistas de destaque da cena capixaba, cada um em sua casa, ligados pela emoção da música.

22/10 (quinta-feira)

Gabriela Magnago Nicoli – “Workshop- Dicas para se inscrever em editais de cultura”

Oficina | Classificação: livre

Horário: 14h

Sinopse: Este vídeo tem o objetivo de ajudar os interessados a se inscreverem em editais de cultura. Nele, a autora procura mostrar, de acordo com suas vivências, que escrever um projeto cultural pode não ser tão complicado e restrito como se pensa. Dá dicas sobre pontos importantes como tipo de edital, critérios, valor oferecido, documentação, período para inscrições, entre outros, que deverão ser analisados em relação à ideia inicial do proponente.  

William Junio Santos Costa – Pocket show de respeito

Música | Classificação: livre

Horário: 14h30

 SinopseApresentação do Projeto Pocket Show de Respeito com o proponente “Willian Junio”, apresentando seu Show solo com músicas já lançadas e algumas inéditas.

Wiliam de Oliveira Alves – Lançamento EP do Estranho

Música | Classificação: livre

Horário: 14h50

 Sinopse: Apresentação do Projeto EP do ESTRANHO com ” Wilian de Oliveira”, como fundador e proponente da proposta Estranho, apresentando o show que foi feito exclusivo para o projeto Cultura Conecta.

23/10 (sexta-feira)

Pedro Fernandes de Carvalho – Ferna Home-show

Música | Classificação: livre

Horário: 14h

 Sinopse: O pianista Ferna apresenta o “Home-Show” como um modelo de apresentação intimista em formato solo. O artista trará músicas de seu EP “Camerino” que está em processo de gravação, além de novas composições que surgiram durante o isolamento social. Ferna almeja com suas canções compartilhar mensagens de aprendizado sobre o amor e o respeito ao próximo, adquirido em experiências com base nas relações humanas vivenciadas nos lugares que conviveu até então. 

Vivian da Cunha Santos da Silva Eliseu – Da rua pra casa: dialogando com o corpo

Performance | Classificação: livre

Horário: 14h40

 Sinopse: A proposta se apresenta como parte do movimento cultural das danças urbanas, também denominadas street dance (dança de rua), termo dado pelos americanos, para dizer que as danças não eram acadêmicas, e pelo qual ficou conhecida quando chegou ao Brasil. É um termo que parece um único tipo de dança, mas que engloba vários estilos … Como exemplo destas manifestações é possível citar as danças: breakin (um dos elementos da cultura Hip Hop), dancehall, funk, lockingpoppingHouseKrump, dentre outras. Este projeto trará dois destes estilos, o dancehall e o breakin na coreografia e um workshop para que todos possam experimentar em suas casas.

Carlos Souza Cruz (Carlitos) – O Homem Banda 

Circo | Classificação: livre

Horário: 15h20.

 Sinopse: O Homem Banda tocará inúmeros instrumentos ao mesmo tempo (seis para ser mais preciso), além de equilibrar uma clave (objeto de malabarismo no queixo). Um trabalho no qual o palhaço com sua função de nos fazer enxergar outras possibilidades e funções dos objetos é mostrado em sua mais profunda e delicada função, tocando inúmeros instrumentos ao mesmo tempo. Importante também por estabelecer valores e diálogos com o trabalho da palhaçaria clássica.

Como assistir:

Existem várias formas de você acompanhar a programação. Confira abaixo.

– Youtube

Todas as apresentações serão retransmitidas também pelo canal da Secult no Youtube:  

AQUI 

 – Facebook

Todas as apresentações também serão retransmitidas pelo Facebook da Secult.

AQUI

 
TVE

 A Secretaria da Cultura (Secult) e a TVE-ES são parceiras da programação. Ambas transmitirão o conteúdo em suas redes sociais, que alcançará também a TV aberta e a cabo. De quinta-feira a domingo, as apresentações culturais serão exibidas no canal 2.1, e de terça-feira a sexta-feira, a formação cultural no canal 2.2.

 Em breve, será lançada plataforma digital que reunirá toda a agenda e conteúdos.

Semana Cultura Conecta

As atrações foram selecionadas por meio do Edital Emergencial da Cultura lançado no mês de abril deste ano, pela Secult. Elaborado para amenizar os impactos econômicos do novo Coronavírus (Covid-19) no setor cultural, o edital totalizou 300 prêmios com o valor de R$ 360 mil reais em recursos  provenientes do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura). Puderam participar artistas e técnicos tanto com projetos de apresentações quanto de capacitação na área de cultura.

 Respeitando os protocolos sanitários, as apresentações  da Semana Cultura Conecta nas redes sociais e pela TV são uma forma de garantir o acesso à cultura e incentivar os cidadãos capixabas a ficarem em suas casas para conter a pandemia.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *