Começa a 1ª Maratona Aquática só para Mulheres em Piúma, mais de 100 nadam 24 horas no mar

A Maratona começou as 10 deste sábado e termina às 10 de domingo, são 120 mulheres nadando no mar de Piúma

Chovia sem parar quando a bandeira do Brasil foi hasteada na areia, o hino nacional foi entoado e elas pularam no mar depois de uma linda oração juntas, mais de 100 mulheres, se arrevesando a favor da correnteza, na Praia do Corujão, em Piúma participando da 1ª Maratona Aquática 24 Horas só para Mulheres no Brasil.

De vários estados do país, a Maratona conta com a participação de 120 mulheres inscritas no evento, que iniciou na manhã deste sábado 30, às 10h00 e só termina neste domingo, 31, às 10. Durante as 24 horas uma ampla agenda que conta com o apoio da Coordenadoria Estadual da Mulher de enfrentamento Violência Doméstica e Familiar através da juíza Hermínia Maria Silveira Azoury, que marcou presença e disponibilizou o Ônibus Rosa do Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha.

O evento balança bandeiras que envolvem a mulher. O combate a violência doméstica, o combate ao câncer de mama, doença que mata milhares de mulheres no Brasil e pela saúde mental da mulher, assegurou a professora Márcia Pedroza Vargas, idealizadora do Grupo Mulheres no Mar e realizadora da Maratona 24 horas. “Muito obrigada as pessoas que acreditaram no evento, na força da mulher, os que acreditaram chegaram juntos. Eu quero agradecer a todos. Não sou boa de tribuna, mas é isso aí, Mulheres no Mar”.

O evento que está ocorrendo ao lado do Quiosque Corujão, o 36, tem ainda uma ambulância de apoio com médico e enfermeiro 24 horas, tem o apoio da Capitania dos Portos do ES, guarda-vidas, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e conta com diversos parceiros. Ao longo da programação, shows, palestras com a professora de natação que veio do Guarujá, Tais Freire falando sobre Segurança Aquática e a sua importância. “Eu não conhecia o ES, é a primeira vez que estou no Estado e aqui em Piúma, cheguei ontem à noite, fiz uma maratona dirigindo 17 horas entre trânsito e chuva. Deu tudo certo, estamos aqui para participar e vamos abordar sobre segurança aquática”, disse Tais.

Durante a abertura oficial, o prefeito Paulo Cola e a primeira dama, Pantila Tononi participaram e ele aproveitou para parabenizar a iniciativa do evento. “Uma demonstração de superação, quem está na chuva é para se molhar, a Márcia fez do limão uma limonada, num momento muito complicado, as mulheres se juntaram e criaram este grande ativo hoje para o município de Piúma, nós estamos aqui prestigiando, são 24 horas na ativa”.

De São Paulo, Tais Freire, Raquel Viel e Glaucia

Oportunamente, a primeira dama Pantila relembrou as bandeiras defendidas no evento. “Este evento destaca o empoderamento da mulher. Mulher tem de participar de eventos como este e apoiar’, destacou Tononi.

Campeã Paraolímpica

Do interior de São Paulo, da cidade de Vinhedo, a atleta paraolímpica Raquel Viel está no evento em Piúma e participou do primeiro bloco no mar, assim que foi dada a largada, na praia em frente ao Quiosque da Loira.

Com uma história incrível, Raquel um ano antes da Paralimpíada do Rio onde garantiu medalha de ouro para o Brasil percebeu um nódulo no seio esquerdo e resolveu procurar um médico. Ao examiná-la, a especialista sugeriu que se tratava de um tumor benigno. Raquel seguiu levando sua vida normal e, entre treinos e competições, a nadadora conseguiu um quarto lugar nos 100m costas S12 da Rio 2016. Terminados os Jogos, a nadadora decidiu realizar um exame para ter um diagnóstico mais preciso. O resultado não foi nada agradável: Raquel estava com câncer de mama e iniciava ali uma das maiores lutas da sua vida. E hoje, ela está em Piúma nadando e mostrando que a força está na luta que deve ser vencida um dia de cada vez.

“Eu participei da Paraolimpíada do Rio de Janeiro, da que foi realizada em Londres, tenho seis medalhas do Pan, 3º Lugar Mundial em 2017, fui recordista Pan Americana, fui recordista brasileira de várias provas na natação. Eu nado na categoria de baixa visão, sou deficiente visual. Eu estou muito feliz em estar aqui, poder nadar no mar, conhecendo a cidade e as pessoas maravilhosas daqui”, disse Raquel Viel.

O empresário Ferrete apoia o evento dr. Hércules Silveira

Ginecologista há mais de 40 anos e deputado estadual, Dr. Hercules Silveira fez questão de participar do evento e deixar o seu recado. “É um evento muito importante para Piúma e para o Espírito Santo, um momento histórico. Um evento que apoia a luta da prevenção do câncer de mama. Piúma está fazendo hoje um evento nacional parabéns a todos e parabéns mulheres guerreiras do mar”, parabenizou Dr. Hércules.

TJES

O juizado Itinerante da Lei Maria Penha do Estado do Espírito Santo também participa da 1ª Maratona Aquática 24 horas só para Mulheres. A juíza Hermínia Maria Silveira Azoury coordenadora Estadual da Mulher no enfrentamento Violência Doméstica e Familiar no TJES frisou que a violência doméstica além de ser um assunto de todos os dias é um desafio mundial. “É uma luta de todos os dias e nós estamos juntando forças para protagonizarmos uma vitória nessas lutas para que as mazelas desapareçam e eu estou vendo estas mulheres com muita força, muita superação e lutando e inclusive eu quero dizer a todas elas. Não desistam dos seus sonhos”.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *