Coletivo Cultura Bethânia promove o primeiro campeonato de slam da cidade de Viana/ES

Com o objetivo de estimular o protagonismo da juventude dos bairros que compõem a região da Grande Bethânia, o Coletivo Cultura Bethânia realiza o ViaSlam – I Campeonato de Slam de Viana, no próximo dia 30 de janeiro, às 14h, no Teatro Municipal de Viana. O evento terá entrada franca e integra o calendário de projetos do grupo selecionados pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Turismo de Viana.

O Slam, como são conhecidas as batalhas de poesia falada, foi criado nos Estados Unidos na década de 1980 e tem se disseminado no Brasil desde 2008, como expressão artística muito utilizada pelos jovens para reivindicar seus lugares de direito na sociedade.

O nome do projeto se constrói a partir das iniciais do nome da cidade de Viana e do entendimento de que a poesia e os slams são “vias” de acesso, criação, difusão, promoção e valorização da cultura periférica. 

O ViaSlam tem coordenação geral de Jhenis do Carmo Nazaré, conhecido pelo nome artístico de Do Carmo. Com  23 anos, ele é morador da Grande Bethânia e faz parte do Coletivo Cultura Bethânia, onde se destaca como  MC de batalha, slamer e cantor, tendo sido vice-campeão do Slam ES, a principal competição de poesia falada do Espírito Santo. 

A competição contará com a presença de 16 poetas, sendo oito homens e oito mulheres, que foram selecionados por meio de inscrição pela plataforma Google Forms: Áurea, Deivid Freitas, Klinger Talis, Eduarda Barreto, Yann Souza de Oliveira, Darlieli Oliveira, Rômulo Dias Nunes (Muli), Lorena Pereira Luiz, Eloisa Amorim, Yung BigZ, Adriano Rangel, Nigga MC., Sam Alves, Stefany de Oliveira Gomes, Júlia David Lyra e XanaxZy. O evento ainda terá as apresentações musicais dos rappers Lipe e Trzin.

O sistema de competição do ViaSlam incluirá três fases, e os três poetas finalistas receberão uma premiação. O regulamento prevê que os poemas podem versar sobre qualquer tema, desde que sejam originais, de autoria do slamer competidor, e não ultrapassem três minutos de duração.

Na opinião do coordenador Do Carmo, os slams cumprem uma função sociocultural junto aos jovens da periferia: “É importante ressaltar que os slams vêm se constituindo como espaço de fala e reivindicações de grupos socialmente excluídos da sociedade, como negros, mulheres e LGBTQIA+ e população periférica, fazendo com que os temas declamados estejam ligados a questões sociais e de vivência desses sujeitos”, destaca.

  • Programe-se:

ViaSlam

O que: Primeiro campeonato de poesia falada da cidade de Viana

Quando: 30 de janeiro (domingo)

Horário: 14h

Onde: Teatro Municipal de Viana (Avenida Florentino Avidos, 2.146, Centro, Viana)

Quem participa: 16 poetas, sendo 8 homens e 8 mulheres

Entrada franca.

Apoio: Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Esportes, Cultura e Turismo de Viana

Instagram: @culturabethania

Facebook: @coletivoculturabethânia

  • Saiba mais sobre o Coletivo Cultura Bethânia:

O Coletivo Cultura Bethânia foi criado no dia 22 de agosto de 2019 com o intuito de promover diálogos e ações de políticas públicas para os jovens da região da Grande Bethânia, no município de Viana. Os idealizadores do Coletivo são Drica Coelho e Ramon Matheus. Inicialmente, o coletivo se chamava “Movimento da Juventude de Viana”. Ao longo desses dois anos de atuação o grupo promoveu sessões de cineclubismo, batalhas de poesia falada e rodas de conversa com crianças, adolescentes e jovens da região.

Todas as ações têm como público-alvo crianças, adolescentes e jovens residentes na região da Grande Bethânia, composta pelos bairros Vila Bethânia, Arlindo Vilaschi, Caxias do Sul, Soteco, Areinha, Vale do Sol, Nova Bethânia, Campo Verde e Morada de Bethânia.

 Em 2021, o projeto do Coletivo Cultura Bethânia foi selecionado pelo Edital de Artes Integradas nº 06/2021, da Prefeitura Municipal de Viana, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.

Além do ViaSlam, o Coletivo Cultura Bethânia realiza neste mês o Cine Cria, com exibições de cineclube no Centro de Inclusão Produtivo da Beleza (Escola de Beleza), no bairro Nova Bethânia, às terças-feiras, nos dias 11, 18, 25 de janeiro e 01 de fevereiro, sempre às 19h30.

Outro projeto em execução é o ViaTour, que consiste em visitas turísticas a ícones históricos do município. Estão agendadas visitas à comunidade quilombola de Araçatiba, no dia 23 de janeiro, onde está situada a Igreja Nossa Senhora da Ajuda, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN); e à Banda de Congo de Piapitangui, no Vale das Cachoeiras, no dia 30 de janeiro. Os passeios são limitados a 15 crianças e adolescentes, com saída às 9h e retorno ao meio-dia.

Em consonância com os protocolos de prevenção à Covid-19, o uso de máscara nos eventos é obrigatório.

  • Conheça o regulamento do ViaSlam:

I. Poemas

Os poemas podem ser de qualquer assunto ou tema e em qualquer estilo. Cada poeta tem que apresentar poemas originais de sua autoria;

Não é permitido o uso de auxílios visuais ou de fantasias. O intuito é manter o foco nas palavras (e na performance) e não em objetos;

Geralmente, é permitido aos poetas o uso do ambiente e de artifícios que este ofereça – microfones, suporte de microfone, palco, cadeiras e mesas – desde que os mesmos estejam disponíveis para todos os outros competidores;

Não é permitido o uso de instrumentos musicais e de música pré-gravada;

É permitido o uso de sampling: os poetas podem citar palavras e letras de obras de outros autores;

Não é permitida a repetição de poemas. Cada poema pode ser usado uma única vez durante as eliminatórias e uma vez na grande final.

II. As Performances

As performances devem ter no máximo três minutos de duração. Cada participante tem direito a alguns segundos para adaptar o microfone e o palco. O tempo começa a ser contado a partir do momento em que o poeta se dirige ao público;

Depois dos três minutos, existe um período de “graça” de dez segundos (até 3:10.00). Após este período, penalidades de tempo serão aplicadas;

O anúncio de penalidades de tempo será feito pelo apresentador depois que os juízes tiverem atribuído às notas da apresentação do poeta. Os juízes não devem ser notificados sobre penalidades de tempo antes de terem registrado as notas do poeta.

III. Os Juízes

O Slam Poesia parte do princípio de que todo indivíduo é capaz de emitir uma opinião válida sobre arte;

Os juízes devem ouvir as instruções do apresentador, que, entre outras coisas, determinará a responsabilidade da plateia e as obrigações dos juízes.

IV. A Pontuação

Os juízes darão notas de 0 a 10, com a nota 10 sendo a mais alta ou nota perfeita, para cada poema. Eles serão instruídos a usar uma casa decimal para reduzir as possibilidades de empate. 

V. O Apresentador

O apresentador deverá anunciar ao público o nome e uma leve descrição de cada poeta, e também deverá pedir aos juízes que levantem seus cartões com as notas. Entre suas atribuições está fazer o evento seguir o cronograma e incentivar a plateia interessada na competição. Deve ser completamente imparcial, e até o entusiasmo espontâneo deve ser controlado.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *