Coletânea de crônicas será lançada na Casa dos Braga

Livro reúne textos de alunos e professores de uma escola de Cachoeiro

Terra natal do cronista Rubem Braga, um dos nomes mais importantes da Literatura Brasileira, não é de se espantar que Cachoeiro de Itapemirim seja um celeiro de talentos literários. O lançamento de uma coletânea de crônicas escritas por alunos e professores da cidade, nesta semana, comprova que as marcas e inspirações deixadas pelo autor cachoeirense ultrapassam os tempos.

Justamente a Casa dos Braga, onde Rubem viveu, será o local de apresentação do livro, intitulado “Coração Estafermo”. Na sexta-feira (8), a partir das 19h, com entrada franca, o público poderá prestigiar os autores das mais de 30 crônicas reunidas na obra, assinada por discentes e docentes da escola estadual Getúlio Vargas, o Polivalente Aquidabã.

Idealizadora do projeto, a professora Maria Gabriela Veridiano conta que o livro foi consequência do trabalho realizado em sala de aula. “Muitos alunos tinham um receio de crônicas ou nem faziam ideia do que se tratava, como se escrevia. Resolvi explorar o gênero em sala de aula. O resultado foi extraordinário”, comenta.

Ela ressalta, ainda, que o livro veio para dar voz aos alunos, ratificando a capacidade deles de produzir textos. “O protagonismo é deles. É preciso fazer com que o aluno perceba que é capaz de produzir bons textos, dar sentido ao que ele produz em sala de aula. Muitos alunos viram no livro uma oportunidade de se expressar. A pergunta que eles sempre fazem é: Por que eu preciso escrever? O projeto dá resposta a isso”, finaliza.

A iniciativa contou com o apoio de mais quatro professores. Lina Fregonassi, uma deles, relata que a publicação do livro foi o resultado de um esforço coletivo e acrescenta que o projeto trouxe crescimento em vários aspectos, além, é claro, de despertar o apreço pela escrita e leitura. “Muitos passaram a gostar mais de ler e de escrever, quer dizer, deixou de ser aquele processo obrigatório da escola e passou a ser algo que ele percebe como importante para a vida”, declara.

A Casa dos Braga fica localizada na rua Vinte e Cinco de Março, Centro. O público presente terá a oportunidade de adquirir os exemplares, podendo assim, contribuir para o crescimento e o incentivo literário de Cachoeiro.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *