Clássico “Barca do Inferno” ganha montagem capixaba

Espetáculo será apresentado nos dias 31 de agosto e 1 de setembro, no Espaço Cultural Abel Santana, em Vitória

Muitos falam sobre a vida após a morte, mas ninguém sabe explicar ao certo para onde iremos. Existem dois caminhos completamente opostos: o céu e o inferno. Isso será mostrado pelo Grupo de Teatro Arte Oficina na releitura bem-humorada de “Auto da Barca do Inferno”, clássico do escritor Gil Vicente, que estará em cartaz nos dias 31 de agosto e 1 de setembro, no Espaço Cultural Abel Santana, em Vitória.

No espetáculo, o público vai acompanhar o julgamento de pessoas comuns, que, ao chegarem ao purgatório, vão responder pelos seus atos na terra, em uma luta entre o bem e o mal. “É claro que todos querem ir para o céu, mas apenas alguns terão esse prazer”, diverte-se o diretor da peça, Abel Santana.

Em cena personagens como o Diabo (Abel Santana), que se encarrega de acusar os outros personagens, que estão no purgatório aguardando julgamento, de seus inúmeros pecados e condutas ruins, o Anjo (Jennifer Marques), que é a grande oposição ao diabo e, de forma firme e justa, mostra aos pecadores suas falhas e impede o acesso deles ao reino dos céus, a Judia (Grasie Fink), personagem que, por não ser cristã, tem um fim surpreendente, pois nem na barca do céu e nem na do inferno entrará e as divertidas Diabetes (Janini Pagani e Lara Santana), que são as assistentes do diabo e, junto com ele, farão os temas mais sérios da peça serem levados ao público de forma leve e bem-humorada. Elas juntamente com o “chefe” se encarregam de acusar os pecadores de seus pecados no momento do juízo. “Essas personagens não existem no texto original e foram incluídas na nossa releitura para levar humor ao texto. Inclusive o nome é com objetivo cômico”, explica Abel Santana.

O elenco é formado pelos atores Abel Santana, Lara Santana, Ramon Siqueira, Nara Gomes, Marcelo Monteiro, Vitor Gomes, Khenia Fernandes, Flávio Siqueira, Marcos Malacarne, Janini Paganini, Thina Goltara, Delza Marim, André Afonso, Joelma Neves, Lorena Riani, Letícia Carvalho, Jennifer Marques, Grasie Fink, Adriana Martinez, Kiara Martinez, Thuani Petri e Izabelle Guimarães.

Sobre a obra

Escrito em 1517, o Auto da Barca do Inferno, também conhecido como Auto da moralidade, apresenta vários personagens que estão mortos e chegam a um porto onde há duas embarcações: uma é chefiada pelo Anjo, que conduz ao paraíso e a outra, pelo Diabo, que vai para o inferno. Cada personagem terá de enfrentar seu destino.

A obra integra a Trilogia das Barcas, que contempla também o Auto da Barca do Purgatório e o Auto da Barca da Glória, todas escritas pelo pai do teatro português, Gil Vicente.

Serviço

A Barca do Inferno

Data: 31/8, às 18h30 e às 21h e 1/9, às 18h30 e às 21h

Local: Espaço Cultural Abel Santana (Avenida Dante Michelini, 501 – Vitória)

Ingressos: R$20 (meia entrada)

Ponto de venda: Secretaria da Oficina de Atores Abel Santana.

Classificação: 12 anos

Informações – 3082-7855 / 99860-8670 ou [email protected]

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *