Cineclube realiza sessão on-line com filmes sobre Luz del Fuego e Jece Valadão

Divina Luz” e “O Evangelho Segundo Jece Valadão” serão exibidos nesta quinta-feira (17), às 19h; formulário deve ser preenchido para participação

O Cineclube Jece Valadão, de Cachoeiro de Itapemirim, realizará sua última sessão on-line de 2020 nesta quinta-feira (17), às 19h. Para esse evento de fechamento do ano, foram escolhidos documentários sobre dois importantes artistas com origem em Cachoeiro: Luz del Fuego e Jece Valadão.

Em “Divina Luz” (ES, 2017, 15 min), o diretor Ricardo Sá utiliza material de arquivo e colagens para recriar performances e declarações de Luz del Fuego, que causou barulho na primeira metade do século XX com suas apresentações de dança com cobras e sua defesa da liberdade feminina, do naturismo e dos direitos dos animais.

Já em “O Evangelho Segundo Jece Valadão” (RJ, 2001, 56 min), o cineasta Joel Pizzini entrevista o próprio Jece, abordando a sua extensa e bem-sucedida trajetória no cinema brasileiro e a sua conversão ao cristianismo nos últimos anos de vida, que o fez renegar a imagem de “machão” e “cafajeste” que ele cultivou durante toda a carreira.

Após a exibição, haverá um debate com os realizadores abordando os processos de produção das duas obras e as biografias de Luz e Jece, que tiveram em comum, além da cidade de origem, questões relacionadas a gênero e sexualidade como definidoras de suas trajetórias, ainda que de maneiras antagônicas.

Para participar da sessão, é preciso preencher um formulário disponibilizado pelo cineclube (confira no link abaixo). Na quinta-feira, será enviado um link de acesso por e-mail para quem se inscrever.

Cinema e Proteção Mútua

A sessão on-line faz parte do projeto Cinema e Proteção Mútua, dedicado a exibir e debater filmes sobre trabalho, subjetividade e proteção mútua, dentre outros temas correlatos. O projeto é realizado pelo Cineclube Jece Valadão, com recursos do Funcultura, da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult-ES).

“Com a pandemia, migramos nossas ações para o formato virtual. Desde o início do ano, fizemos cinco sessões, além de um minicurso sobre a presença de mulheres no cinema brasileiro, que contou com cerca de 40 participantes de vários estados. Esta última sessão de 2020 será uma boa oportunidade para conhecer as trajetórias dessas duas importantes figuras e para discutir questões de gênero e sexualidade relacionadas ao ofício da arte”, destaca Lucas Schuina, integrante do Cineclube Jece Valadão e idealizador do projeto.

Sessão on-line: Luz del Fuego e Jece Valadão

Filmes: “Divina Luz” (ES, 2017, 15 min), de Ricardo Sá, e “O Evangelho Segundo Jece Valadão” (RJ, 2001, 56 min), de Joel Pizzini

Quando: 17/12 (quinta-feira

Horário: 19h (exibição); 20h10 (debate com os realizadores)

Formulário para participar: https://forms.gle/akYR4wWJe9SDT8YP6

Organização: Cineclube Jece Valadão

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *