Ciclista filma Prefeitura de Anchieta jogando na praia esgoto do Córrego Una

O Rio Una acabou se tornando um imenso valão onde muitas casas jogam esgoto inatura em Anchieta e infelizmente, desagua na Praia Central

O cÓRREGO uNA DESAGUA NA PRAIA CENTRAL DE ANCHIETA

O ciclista Theo Miranda que passava pela orla de Anchieta neste domingo, 04 e flagrou a desobstrução da saída do Rio Una, parou para filmar e fotografar a desobstrução, consequentemente, o lançamento de toda água com esgoto na praia. Ele ficou indignado com a cena. Ouviu moradores que confirmaram que era esgoto sendo jogado no. Uma quantidade muito grande e um odor insuportável.

O ciclista ficou assustado coma cena

A Reportagem do Espírito Santo Notícias recebeu o vídeo e as fotos feita pelo ciclista. Em tempo entrou em contato com o secretário de Infraestrutura, Obras e Serviços Urbanos de Anchieta, Leonardo Abrantes que incialmente negou que era esgoto, mas confirmou que muitas residências no entorno do Rio ligam o esgoto direto no valão.

Muitas residências em Anchieta ligaram o esgoto no Córrego Una

Leonardo defendeu a Prefeitura, disse que não era esgoto inatura sendo despejado na praia. Frisou que é o curso natural do Una que desagua no mar. E, a Prefeitura estava apenas desobstruindo a saída para a água descer, uma vez que a maré subiu e a areia acabou obstruindo a saída da água do Una.  

“Nós temos o Córrego Una que algumas pessoas chamam de valão, onde todo o trecho que abrange da Praça São Pedro até atrás da Prefeitura, infelizmente, parte da população acaba ligando o esgoto neste córrego. O Córrego tem um deságue natural lá na praia, no ponto filmado. Periodicamente, fazemos limpeza, mas na semana passada como a maré subiu muito, e nós não percebemos, ela obstruiu totalmente a saída d’ água natural existente e foi necessário realizar esta desobstrução, para que não acontecesse um alagamento, principalmente, caso caísse uma chuva forte e elevasse o nível de todo curso poderia transbordar rua, por isso, aquela saída é existente permanentemente na praia. E aí o colega passou lá no momento que a gente fazia a desobstrução e falou como se fosse esgoto inatura sendo jogado. É uma saída d’água natural de um córrego”, explicou Leonardo.

De acordo com o secretário, a Prefeitura trabalha neste momento, com o projeto da duplicação da estação de tratamento de esgoto em Anchieta que está licitado e deve começar a obra mais rápido possível.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *