Chegada das chuvas preocupa para aumento de casos de dengue

As altas temperaturas e a falta de chuva são características marcantes do mês de janeiro em todo Espírito Santo. Mas a chuva que, para muitos, é sinônimo de frescor, também pode trazer problemas com a formação de ambientes propícios para serem criadouros do mosquito Aedes aegypti.

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), apesar da chuva prevista para os próximos dias, as temperaturas permanecerão altas. Esta associação de água proveniente das chuvas que ficam paradas em poças e altas temperaturas são preocupantes, pois é a combinação perfeita para o surgimento de criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, do zika e da chikungunya.

 Para esta sexta-feira (03) e sábado (04), há previsão de pancadas de chuva a qualquer hora, acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas em todo o Estado. Já no domingo, previsão de ar abafado e pancadas de chuva com trovoadas a qualquer hora, em praticamente todas as regiões capixabas.

Além disso, é preciso atenção, pois os ovos colocados pelos mosquitos nas últimas semanas, em contato com a água das chuvas, irão eclodir, o que aumenta os riscos de proliferação do mosquito.

Como se prevenir

– Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;

– Tirar água dos pratos de plantas;

– Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;

– Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

– Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;

– Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *