Casas prometem shows no carnaval em Piúma e Itaipava

Os eventos já estão sendo divulgados nas redes sociais. O tema é polêmico. Os comerciantes dizem que seguem à risca o que preconiza os decretos

Bares, restaurantes, pubs music e afins anunciam shows durante o carnaval em Piúma, Itapemirim, Guarapari e o tema tem gerado polêmica nas redes sociais por conta da pandemia do novo Coronavírus.  

Em Piúma, pelo que indicam as programações já anunciadas, a Prefeitura deverá ter muito trabalho com a fiscalização que promete pegar pesado em quem descumprir o decreto 2.198 de 02 de fevereiro.

Nesta quinta-feira, 11, o Privilege, antigo Quitungo na Praia do Pau Grande prometeu abrir a programação com três DJ, Brahin, Vitinho e Du Portu.  A programação não traz o horário das apresentações.  Mas acabou cancelando o evento, uma vez que as documentações ainda não foram liberadas.

O SOS Mercadinho na Avenida Beira Mar também divulgou nas suas redes sociais uma extensa programação que começa já nesta sexta-feira, 12, com muita música eletrônica com DJ Vitinho e outros além de pagode.

No sábado, dois DJ’s: Bauer e Vitinho, domingo dia 14, tem pagode com o Grupo Fá Maior e DJ Vitinho, tem presença confirmada do Kom Boteco e na terça-feira, DJ Beto Garcia mais convidados encerrando o carnaval.

A Foccus Pub Music localizada na Avenida Beira Rio em Piúma anunciou para sábado a partir das 23h00 shows com Musical Prateado e Banda Santarens.

O Campi Bar cancelou a programação que havia anunciado antecipadamente.

Em Itaipava, na Casa mais charmosa do litoral, a do Ernani, a exigência para ter acesso aos show é colocar o nome na lista até as 20h00 de sábado, 13, pagar R$30.00 e garantir a pulseira porque a festa vai rolar com Capricho Acústico, os DJ’ Jess Benevides, Armando e Allan Vieira.   

Sem documentação casas terão problemas

O gerente do setor de fiscalização tributária, referente à alvará e afins da Prefeitura de Piúma, Victor de Souza Silva assegurou à Reportagem que parte os comércios já foram notificados quanto a falta de documentações para a emissão do alvará. E, sem o referido documento não podem funcionar, havendo denúncia a fiscalização vai agir.

O secretário de Meio Ambiente, Gustavo Meireles falou sobre a Lei do sossego. “Seguiremos como estamos fazendo desde 01-01-2021, tendo denúncia no disque silêncio por abusos e perturbações a ordem pública, teremos que ir até o local e verificar, se estiver mesmo alto, adverte, reincidência notifica, intransigência desliga o som ou apreende o som. Temos agido com a política da boa vizinhança, no sentido de não haver exageros, baixarias, etc. Estamos numa pandemia e precisamos tomar todo cuidado. Mas sabemos que o comércio sobrevive disso e os músicos também. Acredito que o melhor é não haver exageros para que não preciso o poder público agir”, frisou o secretário.

A secretária de Saúde, Dra. Thaynara Oliveira enfatizou que nesta tarde, 11, estava se reunindo com o gabinete para rever a questão das horas extras dos fiscais, pois os mesmos serão convocados para atuarem durante o período do carnaval a noite, havendo desrespeito ao decreto, a Polícia Militar será acionada e se constatado infração, o estabelecimento poderá ser fechado.  

Outro lado

O empresário Adelso Camilo, sócio do Privilege, na Praia do Pau Grande disse que o local será um bar com dois ambientes que vai funcionar com música ao vivo, e, estará respeitando o decreto, com a atenção ao número de pessoas no espaço. Estará disponibilizando álcool em gel, medidor de temperatura e deverá comercializar máscaras.

O empresário Rodrigo Santanna, responsável pela Foccus Pub Music esteve na redação do jornal com toda a documentação do espaço. Ele disse que antes de abrir a casa esteve na Prefeitura buscando informações das documentações que necessitava para o funcionamento do bar. Afirmou que o alvará autorizado pela Prefeitura é para funcionamento de bar e estabelecimento especializado em servir bebidas e entretenimento.   

Em tempo, Rodrigo frisou que já foi notificado pelo Ministério Público e já respondeu, bem como, a fiscalização do meio ambiente. Tem inclusive em mãos um abaixo assinado por 70 moradores do entorno dizendo que o som não incomoda. Frisou que investiu em uma tecnologia que centraliza o som dentro do ambiente. “Nós estamos legalizados, o decreto do governo liberou em novembro eventos com até 300 pessoas, nós não ultrapassamos este número”, disse.

A Foccus Pub Music possui Alvará do Corpo de Bombeiros, ART do Conselho Regional da Engenharia e Agronomia do ES – CREA, laudo de controle de materiais de acabamento e revestimentos emitido pelo Corpo de Bombeiros, formulário de segurança contra incêndio e pânico. Tem também o relatório de inspeção, recarga e ensaio hidrostáticos. Disse também Rodrigo que segue a portaria do Governo do Estado nº 013 – R de 23 de janeiro de 2021.

Oportunamente, o empresário ressaltou que a porta do estabelecimento está bem visível que a entrada é somente com máscaras e possui álcool em gel para todos, e não permite que mais de 300 pessoas estejam no local. Quando o número de pessoas é atingido ele tem o controle pelas pulseiras.

O proprietário do SOS Mercadinho Mateus foi procurado para falar sobre os eventos que estará promovendo durante o carnaval. Ele disse que precisou se reinventar para conseguir manter o empreendimento aberto. “Nosso setor foi o mais atingido nessa pandemia, tenho certeza se não nos reinventássemos, vamos acabar fechando as portas”, assegurou.

Consumo de bebida alcoólica liberado nas praias

Proibir o consumo de bebida alcoólica na praia, no calçadão e em praças de Piúma durante o carnaval gerou muitas reclamações por parte dos comerciantes, e o prefeito decidiu voltar atrás, revogando o artigo que proibia o ato.

A medida foi pulicada em novo decreto, alterando o decreto Nº 2.198/2021 publicado na quinta-feira, 04.  

O DECRETO

A Prefeitura de Piúma publicou no último dia 3, novo decreto nº 2.198/21 que estabelece as medidas para prevenção da Covid-19 durante o carnaval, disponibilizando no seu site.

Obrigatoriedade do uso de máscara e medidas de proteção, isolamento e distanciamento social, proibição de shows, boates e eventos com shows pirotécnicos.

Segundo o decreto, os bares, restaurantes, lojas de conveniência e distribuidoras de bebidas alcóolicas, podem funcionar de segunda a sábado até as 22h e nos domingos até às 16h.

Ficam proibidas a realização de eventos carnavalescos, artísticos, incluindo marchinhas, matinês, batucadas, desfiles, música ao vivo e outros tipos de eventos que gerem aglomeração de 12 a 17 de fevereiro.
Fica vedada a aglomeração de pessoas em quaisquer serviços essenciais públicos, bem como em calçadas, ruas, praças ou quaisquer aparelhos públicos. Estão proibidos também os equipamentos de som automotivos ou portáteis nas vias públicas.

Amanhã tá valendo

Pelo decreto, a Defesa Civil, Fiscalização Ambiental e a Fiscalização Sanitária com apoio da Policia Militar estão autorizadas a dispersar os cidadãos que estiverem promovendo aglomeração e, ainda apreender instrumentos musicais, aparelhos e outros que estimulem a aglomerações de pessoas.

As novas determinações começam a valer no dia 12 e vão até dia 17 de fevereiro, na quarta-feira de cinzas. Os eventos carnavalescos, incluindo marchinhas, matinês, batucadas, desfiles e música ao vivo no carnaval continuam proibidos. Som automotivo ou portáteis nas vias públicas também estão suspensos.

Espaço aberto

A Reportagem tentou contato com o Legusta, o Bar da Taninha mas não conseguiu êxito. Com a Casa do Ernane também não foi possível contato. O espaço está aberto aos comerciantes citados que desejam se manifestar em relação a Reportagem do Site.

Compartilhe nas redes sociais

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *