Casagrande e Victor Coelho assinam ordens de serviços para obras em Cachoeiro

O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, recebeu, nesta quinta-feira (5), o governador do Estado, Renato Casagrande, no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa, no bairro Aeroporto, para assinatura de ordens de serviços em bairros do município e melhorias de acessibilidade a localidades rurais de Cachoeiro.

Ao todo, serão investidos mais de 17 milhões no município entre obras de recapeamento e modernização das regiões atendidas. Serão mais de 14,6 quilômetros de ruas recapeadas no município. Ao todo, 10 bairros serão contemplados. A nova pavimentação vai beneficiar as ruas: Rua Dirceu Alves de Medeiros – bairro Vila Rica; Avenida Domingos Alcino Dadalto – Alto Monte Cristo; Ruas Bolívar de Abreu, Brahin Depes e Alzira Viana – IBC; Rua Barão de Mauá – Ibitiquara; Rodovia Gumercindo Moura Nunes – Novo Parque; Rua Raul Nassar – BNH de Baixo; Avenida Fiorante Cipriano – Aeroporto; Avenida Rui Pinto Bandeira – Rui Pinto Bandeira; Avenida Aristides Campos – Santo Antônio; e Rua José Félix Cheim (Linha Vermelha) – Jardim Itapemirim ao Centro.

O investimento total é de R$ 13.417.085,97 e englobará 125,2 mil m2 de pavimentação, 31,9 km de recuperação de meios-fios e 5.857 m2 de sinalização horizontal.

O governador anunciou também, junto ao prefeito, ordens de serviço para pavimentação e recapeamento de estradas rurais, construção da ponte de acesso ao distrito de São Vicente (Ponte da Usina São Miguel), cujo investimento será de quase R$ 4 milhões, calçamento rural, além da entrega de máquinas e equipamentos agrícolas. 

As obras serão feitas por meio de repasse dos recursos do Fundo Estadual de Apoio à Conservação e à Manutenção das Estradas que integram o Programa Caminhos do Campo, que tem como objetivo garantir que sejam realizadas ações preventivas e corretivas de conservações das estradas rurais para que tenham melhor qualidade de trafegabilidade, facilitar a mobilidade da comunidade, além do desenvolvimento do agroturismo.

“A presença do Governo do Estado é fundamental para o desenvolvimento no sul, mas não só o econômico. Estamos aqui também para oferecer oportunidades de desenvolvimento na saúde, na educação, em todas as áreas que representam desenvolvimento social. Vamos assinar convênios importantes para a comunidade e para quem deseja visitar a região”, destacou o governador.

“Cachoeiro recebe com muito entusiasmo esse pacote de obras, que é parte do nosso pleito junto ao governo do Estado, para o desenvolvimento da cidade e do campo, beneficiando diretamente os moradores e quem visita a região. Para o interior, principalmente, as melhorias em estradas são prioridade e compromisso com os produtores e famílias rurais”, disse o prefeito Victor.

Susaf
Ainda durante o encontro, outra conquista importante para Cachoeiro foi a homologação da primeira agroindústria do município a conseguir o selo do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de pequeno porte (Susaf-ES). Com a certificação do sistema de inspeção, a Fazenda Coqueiros, da comunidade de Pedra Lisa, localizada no distrito de Pacotuba, poderá comercializar seus produtos lácteos para todo o estado. 

Isso passou a ser possível devido ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM) cachoeirense ter sido reconhecido como equivalente ao Serviço Estadual de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte (Siapp), pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). Desta forma, os produtores de estabelecimentos processadores de produtos de origem animal são habilitados para a  industrialização de seus produtos, diversificação das atividades e comercialização fora do município.

“A Coqueiros é a primeira agroindústria familiar de Cachoeiro a receber o certificado de equivalência do Susaf. É uma vitória, que consagra o empenho da gestão em oferecer à população cachoeirense produtos da melhor qualidade e que agora poderão alcançar novos mercados,” comenta o secretário municipal de Agricultura e Interior, Robertson Valladão.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *