Caranguejo-uçá: 1º a 31 de dezembro é o período de defeso das fêmeas

A Prefeitura Municipal de Anchieta/ES, por meio das Secretarias de Meio Ambiente (Seman) e Pesca e Aquicultura (Sempa), informa que de 1º a 31 de dezembro é o período de defeso das  fêmeas do Caranguejo-Uçá (Ucides cordatus). O Ucides cordatus é uma das espécies de caranguejo mais capturadas no Espírito Santo, principalmente por caranguejeiros. Durante o período de defeso, está proibida a extração, comercialização, transporte e manutenção em cativeiro. A Prefeitura irá conceder auxílio aos catadores do crustáceo que tem somente esta atividade como renda familiar.

Conforme informações dos técnicos da Sempa, o período é de extrema importância para a espécie, é nessa época do ano que as fêmeas e machos do crustáceo fazem a troca de casco ou carapaça. Nessa fase, de acordo com os técnicos, esses organismos ficam conhecidos como “caranguejo leite”, pois suas cascas além de ficaram amolecidas, possuem uma substância química esbranquiçada. Segundo os técnicos da Seman, o caranguejo com essas características, ao ser ingerido, pode causar diarreia e dores abdominais nas pessoas.


O defeso é muito importante para a proteção da espécie nessa fase de sua vida, onde ela irá conseguir se desenvolver e crescer em segurança, mantendo o equilíbrio ambiental. Os técnicos da Seman lembram que durante o ano inteiro é proibido capturar fêmeas ovadas, indivíduos com carcaça inferior a 6,0 cm e partes isoladas (quelas, pinças ou garras).

Legislação:
O defeso do Caranguejo-Uçá (Ucides cordatus) foi estabelecido pela portaria n° 52 de 30 de Setembro de 2003 do Ibama.

Informações:
28 3536-1867 – Secretaria Municipal de Meio Ambiente 
28 3536-2599 – Secretaria de Pesca e Aquicultura

Disque denúncia: 

(28) 99939-5281 ou 153
28 3536-1867 – Secretaria Municipal de Meio Ambiente 
28 3536-1355 – Guarda Municipal

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *