Campanha do MPT-ES visa manter postos de trabalho durante a pandemia e já conta com a adesão de 16 empresas e entidades

Em virtude da crise econômica e das demissões em massa enfrentadas no Espírito Santo, durante a pandemia de Coronavírus, o Ministério Público do Trabalho (MPT-ES), em parceria com diversas entidades,  lidera a campanha “Trabalha e Confia” com o intuito de convidar empresas a se empenharem para manter seu quadro de empregados, informarem-se e se unirem na busca de soluções que possam reduzir as demissões.

De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há uma estimativa de que 238 mil trabalhadores do Espírito Santo foram demitidos no primeiro trimestre de 2020. Além disso, a taxa de desemprego no estado que, no quarto trimestre de 2019 era de 10,3%, chegou a 11,1% neste ano. 

Ações- A iniciativa, até o momento, já conta com a adesão de 16 empresas que atuam em diferentes setores no Espírito Santo (confira abaixo). Por meio das redes sociais do órgão ministerial, uma série de seis vídeos foram publicados para dar visibilidade à campanha, que também busca disseminar mensagens de confiança na superação da crise e retomada da economia. 

Segundo o gerente da Usina Paineiras, Antonio Carlos de Freitas Junior, “a empresa está engajada na campanha por entender seu papel como referência no Sul do estado do Espírito Santo, onde atua há 108 anos ininterruptos em uma cadeia econômica com 15 mil empregos diretos e indiretos. Vivemos um momento grave e queremos estimular o máximo de empresas a evitar mais demissões, olhando principalmente para o lado social, mas também para o econômico: se houver muitas demissões a mais, os impactos negativos serão muito maiores. Da nossa parte, além de não demitir, afastamos mais de 50 funcionários de grupos de risco e também doamos mais de 5.000 litros de álcool a 70% para hospitais, informou.”

Além de empresas, conselhos e sindicatos uniram-se à campanha em busca de alternativas capazes de mostrar novos caminhos ao pequeno empreendedor e às grandes empresas.  O Conselho Federal de Contabilidade (CRCES), um dos aderentes, é um grande aliado das empresas na hora de decidir se realmente compensa a manutenção do emprego: “O contador pode dar assistência nas possibilidades de renegociação dos contratos de trabalho, assim como auxiliar no plano de negócio da empresa trabalhando o fluxo de caixa e o gerenciamento dos recursos”, esclareceu  a presidente Carla Tasso. 

Outra entidade parceira, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES), também desenvolveu  a plataforma “Por Onde Começar” (http://sebrae-porondecomecar.com.br), na qual os empresários encontram mais de 40 consultorias digitais gratuitas, 29 ebooks, vídeos e mapa, disponíveis para o empresário, e uma série de outras soluções digitais gratuitas para manterem seus negócios na ativa. Dentre os ebooks oferecidos na plataforma, o empreendedor tem acesso a “Orientações trabalhistas em tempos de Covid-19”. Interessados podem também esclarecer dúvidas relacionadas à legislação trabalhista assistindo ao vídeo “Aspectos trabalhistas: enfrentamento da crise decorrente da Covid–19”. Outra alternativa é participar das consultorias gratuitas da entidade. O empreendedor tem acesso gratuito a consultorias que custariam entre R$ 140 e R$ 8 mil. Vale ressaltar ser indispensável ter CNPJ para usufruir do serviço e acessar a plataforma acima. 

Como aderir – A adesão pode ser realizada por meio do formulário disponível no link: bit.ly/AdesãoTrabalhaeConfia. O MPT-ES reforça que, por se tratar de uma campanha voluntária, não haverá qualquer tipo de penalidade em caso de descumprimento.

“Não Demita” –  A iniciativa é inspirada no movimento nacional “Não Demita”, assinado por mais de 4 mil empresas e que já garantiu a manutenção de mais de 2 milhões de postos de trabalho. Segundo informações do Ministério da Economia, no país, 960.258 mil pessoas já entraram com o pedido de seguro-desemprego, o que representa 332.479 pedidos a mais que o mesmo período do ano passado.

Conheça as empresas ou empresas que já aderiram: 

  • Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes)
  • Associação dos Contabilistas do Sul do Estado do Espírito Santo (Ascosul)
  • Carbomix Minerais
  • Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas)
  • Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRC-ES)
  • Movimento Empresarial Sul do Espírito Santo (Messes)
  • Nemer Mármores E Granitos S/A
  • Itabira Agro Industrial
  • Ordem dos Advogados do Brasil subseção de Cachoeiro de Itapemirim (OAB-ES)
  •  Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae – ES)
  • Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Espírito Santo (Sescon – ES)
  • Sindicato dos Comerciários do Espírito Santo (Sindicomerciários)
  • Sindicato dos Trabalhadores do Mármore e Granito do Espírito Santo (Sindimármore)
  • Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Espírito Santo (Sindirochas)
  • Companhia de Alimentos Uniaves
  • Usina Paineiras  
Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *