Campanha contra sarampo terá seu Dia D neste sábado 30 em todas as unidades de saúde de Itapemirim

A 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo, que teve início no último dia 18, terminará no próximo sábado (30).

A 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo, que teve início no último dia 18, terminará no próximo sábado (30). A vacinação é destinada aos jovens não vacinados, na faixa etária de 20 a 29 anos. A vacina será ofertada em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, de 8h às 16h., objetivando interromper a circulação viral e controlar a doença no País.

Segundo a coordenadora do Programa de Imunização Municipal, Flávia Abreu da Silva: “serão vacinadas apenas os jovens que estiverem com o esquema de vacinação incompleto. Os cartões de vacina serão revisados para verificar a necessidade de receber a dose. Pessoas nessa idade, deverão ter, obrigatoriamente, duas doses da vacina com o componente Sarampo registradas no cartão de vacina. Caso não tenham, inicia-se o esquema de vacinação”, alerta.

A secretária de Saúde, Zélia Rita Kock Ferreguette Costa, reforça a necessidade de vacinação para o público-alvo com o pensamento de minimizar o risco de adoecimento desses indivíduos e, consequentemente, reduzir ou eliminar os bolsões de não vacinados. Ela ainda orienta que estes devem levar os seguintes documentos: Cartão Nacional do SUS e Caderneta de vacinação.

Ferreguette finaliza mencionando a periculosidade da enfermidade: “O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após”, conclui a secretária.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*