Cachoeiro terá Festival de Pipas em agosto

Crianças e adultos vão se encontrar no 1º Festival de Pipas de CachoeiroNo dia 5 de agosto, o céu estará mais colorido em Cachoeiro de Itapemirim. Crianças e adultos irão se encontrar no 1º Festival de Pipas do município. O encontro tem como foco principal a diversão para todas a idades, através de um simples brinquedo feito de papel, bambu, cola e rabiola.

O evento vai acontecer no bairro Coramara, com expectativa da participação de  pipeiros de todo o Espírito Santo e até de outras localidades do país, numa área alta daquela comunidade, com início às 8h. No local, haverá uma estrutura com banheiros e tendas para atender ao público participante.

Pipa, papagaio, morcego, raia ou pandorga. Não importa o nome que o objeto receba em cada região do Brasil. Eventos como este, além de ser uma forma de integração social, servem para alertar aos pais sobre a importância do incentivo ao uso correto e sem riscos nas brincadeiras das crianças.

“Para participar, basta levar a pipa e colocá-la no alto. O objetivo do evento é fazer os adultos relembrarem as brincadeiras de infância, além de proporcionar interação entre as famílias e as crianças”, comenta o coordenador do evento, João Enéias (Chocolate).

O evento contatará com a presença do “Chefão”, considerado o maior “soltador de pipa” do país. Ele possui milhares de visualizações de seus vídeos com dicas, compartilhados na internet, diariamente. Haverá também, segundo a organização, distribuição de pipoca, algodão-doce, picolés e claro, a estrela da festa, a pipa.

Pipa

Na história de sua origem na China antiga, a pipa já exerceu papel na guerra, quando foi utilizada como dispositivo de sinalização militar (seus movimentos e suas cores eram mensagens à distância entre destacamentos militares) e também como para-raios para Benjamin Franklin provar a sua teoria de que, os raios são descargas elétricas.

História a parte, a pipa mantém a sua popularidade entre crianças e adultos de todas as culturas. Brincadeira que atrai e diverte a  todos, independente da classe social.

O 1º festival de Pipas tem o apoio da prefeitura de Cachoeiro, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Semesp).

Área de anexos
Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *