Cachoeiro promove Encontro Regional de Folia de Reis

O ponto alto será na praça Jerônimo Monteiro, onde haverá representações dos grupos

No próximo dia 6 de janeiro, acontecerá o 1º Encontro Regional de Folia de Reis de Cachoeiro de Itapemirim, que é organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult).

A programação começará às 15h, com a chegada dos sete grupos participantes, de Cachoeiro e região, ao pátio da Catedral de São Pedro. Às 16h, eles farão a entrada solene na igreja, em procissão reverente, para a bênção das bandeiras.

Depois, às 18h, os grupos seguem, em cortejo, até a praça Jerônimo Monteiro, onde, logo depois, vão realizar suas representações, em reverência ao presépio ali montado, que faz parte da ambientação natalina da Semcult.

“O encontro regional é uma conquista. No último janeiro, o evento foi só com folias de Cachoeiro. Agora, conseguimos reunir as folias de cidades vizinhas. É uma alegria saber que este lindo e importante folguedo está sendo perpetuado para as novas gerações”, salienta Fernanda Martins, secretária municipal de Cultura e Turismo.

De origem portuguesa e ligada ao culto católico do Natal, a Folia de Reis é uma das manifestações da cultura popular mais antigas e fortes em Cachoeiro. Ela é presente, sobretudo, no ciclo natalino, que começa em 24 de dezembro e termina no dia 6 do mês seguinte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*