CACHOEIRO: Lei Rubem Braga 2019 tem 84 projetos concorrentes

Concorrem propostas em 11 segmentos culturais, incluindo folclore

Oitenta e quatro projetos culturais vão concorrer à seleção do edital 2019 da Lei Rubem Braga, de Cachoeiro. A lista com as inscrições deferidas foi divulgada na edição desta quinta-feira (18) do Diário Oficial do Município, disponível no portal www.cachoeiro.es.gov.br. A relação também pode ser acessada no site, sequencialmente, nas abas “Secretarias”, “Cultura e Turismo” e “Editais”.

Dos 11 segmentos artísticos abrangidos, os mais procurados foram Literatura (com 15 propostas inscritas), Música (com 14) e Teatro, circo e ópera (com 10). 

As demais áreas são: Dança; Cinema, fotografia e vídeo; Artes plásticas, artes gráficas e filatelia; Folclore e capoeira; Carnaval; Artesanato; História; e Preservação e restauração de acervo e patrimônio histórico e cultural de museus e centros culturais.

Os proponentes que tiveram seus projetos indeferidos poderão recorrer, conforme estabelecido no edital, num prazo de cinco dias úteis, a partir desta sexta (19). A petição de recurso deverá ser protocolizada, até 25 de julho, na sede da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa), localizada na rua Vinte e Cinco de Março, Centro, que funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), responsável pelo gerenciamento da Lei Rubem Braga, o edital atual registrou 96 inscrições – 13 a menos que o anterior (109) –, ainda que neste ano o número de deferimentos seja superior ao de 2018 (61 propostas habilitadas).

“O processo da Lei Rubem Braga está, cada vez mais, se especializando. O maior número de credenciados na primeira etapa neste ano em relação ao ano passado deve-se ao apoio da Semcult com as oficinas de preparação de projetos, ao trabalho imprescindível do Conselho Municipal de Política Cultural de Cachoeiro e, principalmente, ao amadurecimento técnico dos proponentes. É uma alegria ver este importante instrumento de fomento à cultura crescer em nossa cidade”, ressalta a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

A expectativa é de que, neste edital, pelo menos 32 projetos sejam contemplados, cada qual com até R$ 18 mil de repasse. Nos últimos dois anos, 60 projetos foram aprovados, totalizando um investimento superior a R$ 1 milhão na produção cultural cachoeirense.

Edital de avaliadores teve 69 inscritos de todo o país

Concorrentes e demais interessados em acompanhar a Lei Rubem Braga já podem conhecer quem julgará as propostas em cada um dos segmentos culturais.

Também selecionados por meio de edital, que registrou 69 inscrições (enviadas das cinco regiões do Brasil), os 11 avaliadores deste ano tiveram seus nomes divulgados nesta semana, no site da Prefeitura de Cachoeiro. Para conferi-los, basta clicar nas abas “Secretarias”, “Cultura e Turismo” e “Editais”.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *