CACHOEIRO: BRK Ambiental reúne gestores e pedagogos de Educação Fundamental para mais uma etapa do Programa Cuidar Mais

Evento será realizado na quarta-feira, 24, na sede da concessionária, com a apresentação da metodologia para o desenvolvimento do programa

O segundo semestre de 2019 trará novidades em sete escolas de Educação Fundamental de Cachoeiro de Itapemirim, que participarão do Programa Cuidar Mais, da BRK Ambiental. Esta etapa do programa será com os alunos dos 8º anos de instituições de ensino da rede pública municipal indicadas pela Secretaria de Educação de Cachoeiro de Itapemirim (Seme).

Por meio de palestras, atividades didáticas e audiovisuais, o programa de responsabilidade socioambiental da BRK buscará sensibilizar os estudantes de que a gestão inteligente dos recursos naturais é essencial para a sobrevivência e a evolução da sociedade.

Os alunos serão incentivados a observarem e registrarem através de vídeos a realidade do entorno de suas comunidades, planejando, em conjunto, ações transformadoras para preservar os recursos naturais e reduzir os impactos ambientais causados por hábitos de consumo excessivo e descarte incorreto de resíduos.

A responsável pela área de Responsabilidade Socioambiental da BRK Ambiental, Micheline Bernabé, afirma que o encontro de quarta-feira, 24, com os gestores e pedagogos de Educação Fundamental é o ponto de partida para esta nova etapa do programa que, desde o mês de maio, também tem atuado com alunos da Educação Infantil do município em uma outra frente de atividades.

“O Programa Cuidar Mais é interdisciplinar e nele o papel das instituições de ensino é fundamental para o seu bom desenvolvimento, estimulando as discussões, a criatividade e contribuindo para o desenvolvimento do senso crítico dos alunos. Nesse encontro destacaremos a metodologia de desenvolvimento do trabalho proposta pelo programa e daremos sugestões de como trabalhar o conteúdo em sala de aula”, destaca.

Micheline Bernabé acrescenta que os vídeos produzidos pelos alunos serão selecionados pelas escolas, sendo que um deles deverá ser escolhido para representar a instituição. “Os vídeos serão produzidos em grupos de até oito alunos. Os autores do vídeo selecionado em cada escola participante serão contemplados com uma oficina de edição de imagens oferecida pela BRK Ambiental e os vídeos serão apresentados para os familiares no “Cine BRK Sustentável”, em uma sala de cinema do Perim Center, no mês de novembro”, completa.

Programa já é aplicado em escolas de Educação Infantil

Além das instituições de Educação Fundamental, que iniciam as atividades do Programa Cuidar Mais logo após as férias escolares, o programa ambiental já é realizado em 12 escolas de Educação Infantil de Cachoeiro de Itapemirim. A didática empregada, entretanto, é diferente, com o tema saneamento sendo trabalhado de forma lúdica com o aluno, por meio de vídeos exibidos pelos professores e atividades para serem desenvolvidas em casa junto aos familiares.

Em uma próxima fase, a BRK Ambiental promoverá a “Corrida do Saneamento” nessas escolas, um jogo educativo aplicado pela analista de Responsabilidade Socioambiental da empresa e por um artista local, com o uso de um grande tabuleiro, em que os alunos são os próprios peões. Fazendo o uso da música, os alunos respondem perguntas envolvendo saneamento básico, reciclagem, descarte correto de lixo e outros temas que são destaque na trilha do jogo.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *