Brotar: websérie CORPO-RIO chega a Jerônimo Monteiro em 3º episódio

A websérie experimental CORPO-RIO segue seu percurso pelo rio Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, em seu terceiro episódio – que será lançado no próximo domingo (29), às 20h, no YouTube do GRUPO ATUAÇÃO. Desta vez, o ponto de parada é o município de Jerônimo Monteiro.

Nesse terceiro episódio, intitulado “Brotar”, “terra” é o elemento da natureza enfatizado. Os artistas performam nos arredores da ponte do Rio Norte, na zona rural do município, com presença forte de atividades ligadas ao cultivo da terra.

O clima interiorano é enfatizado pela trilha sonora composta por Fábio Coruja, maestro da Orquestra Sinfônica Sul Espírito Santo (Osses), que utiliza acordes de viola e tambor de alfaia.

Um dos destaques é um solo do perfomer Weber Cooper. Se movimentando em uma estrada de chão batido, ele aparece com uma máscara composta por terra e mato que cobre toda a sua cabeça.

Se no episódio anterior, focado no elemento “ar”, o Parque Estadual Cachoeira da Fumaça se apresenta como um ambiente de natureza intocada, a presença humana é vislumbrada nesse terceiro episódio, ainda que de forma discreta.

“’Brotar’ remete a essa ideia da agricultura – Jerônimo Monteiro é conhecida como a ‘Terra da Laranja’ – , dos elementos que brotam a partir do contato da água com a terra, da atividade humana que surge nas regiões ribeirinhas. Tudo isso é inspiração! Buscamos uma dança que surge da conexão profunda com o ambiente, e as imagens vídeo-documentadas revelam este corpo integrado ao meio, um corpo que brota deste meio”, destaca Weber Cooper, que, além de performer, é produtor-executivo e um dos diretores de CORPO-RIO.

A websérie

Lançando mão de conceitos da ecoperformance e do vídeo-documentário, CORPO-RIO é uma websérie em cinco episódios, que apresenta três artistas da performance dançando em pontos específicos do rio Itapemirim, no Sul do Espírito Santo. A ideia é provocar novas formas de percepção desse percurso do rio a partir dos movimentos dos corpos captados pelas imagens – que servem para potencializar gestos e expressões, não se resumindo a apenas documentar a presença dos performers nos espaços.

Os dois primeiros episódios, “Prelúdio” e “Pulsar”, podem ser conferidos no canal de YouTube do GRUPO ATUAÇÃO. Os próximos episódios, gravados em Cachoeiro de Itapemirim e Marataízes, serão lançados em setembro.

CORPO-RIO foi selecionado no edital de Cultura Digital, da Lei Aldir Blanc (Inciso III), lançado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), com recursos repassados pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Serviço:

CORPO-RIO

O que é: Websérie experimental com performances no rio Itapemirim, no Sul do ES

Quem faz: GRUPO ATUAÇÃO

Direção: Victorhugo Amorim e Weber Cooper

Episódio 3 – Brotar: Estreia 29 de agosto, às 20h

Onde assistir:YouTube do GRUPO ATUAÇÃO

Saiba mais em: http://linktr.ee/corporio

Assista ao teaser do episódio 3!

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *