BRK premia ações de sustentabilidade e preservação ambiental realizadas por seus funcionários

A BRK Ambiental, em Cachoeiro de Itapemirim, apresentou na terça-feira, 21, o resultado do concurso “Cuidado que transforma todos os dias”, que estimulou os funcionários a darem visibilidade às ações de sustentabilidade e preservação do meio ambiente que realizam no dia a dia. A premiação ocorreu durante o evento que celebrou o Dia da Árvore, reconhecendo os três melhores vídeos que apresentaram as iniciativas.

No decorrer do concurso, que foi lançado no mês de junho, os funcionários receberam dicas e tiraram dúvidas sobre sustentabilidade, captação de imagens, produção e edição de vídeo. A competição contou com 15 vídeos finalistas, tendo como vencedores Dyulia Eller Passos, Jomar Dias do Nascimento e José Fonseca Lima, respectivamente, em primeiro, segundo e terceiro lugares.

De acordo com a analista de Responsabilidade Socioambiental da BRK em Cachoeiro, Micheline Bernabé, os vencedores foram escolhidos por um comitê com membros das áreas de Comunicação e Sustentabilidade do escritório corporativo da BRK Ambiental, situado em São Paulo. “Foram considerados critérios como coerência com o tema, impacto socioambiental e perenidade da ação”, explica.

O projeto vencedor foi o da Dyulia Eller Passos, que atua na área de Obras. Ela apresentou as práticas sustentáveis que realiza no dia a dia, como reaproveitamento de óleo para fazer sabão caseiro, separação de lixo seco e úmido para reciclagem, reuso de água da máquina de lavar e da lavagem/molho de roupas para a limpeza da casa e reaproveitamento de garrafa pet. Com o primeiro lugar, ela recebeu um notebook como premiação.

“Minha família é do interior, então sempre tivemos essa conscientização e respeito pela natureza. O reaproveitamento dos resíduos é uma forma de darmos um destino nobre a eles e também de economizarmos. Hoje, divido apartamento com duas colegas e esses hábitos são compartilhados entre nós”, afirmou a ganhadora do concurso.

O segundo colocado foi Jomar Dias do Nascimento, da área de Manutenção de Redes, que exibiu práticas como compostagem, produção de sabão a partir do óleo de cozinha, reaproveitamento da água da chuva para a irrigação de horta e separação de resíduos para serem entregues a catadores. Como premiação, ele recebeu um smartphone da concessionária.

O terceiro lugar foi conquistado por José Fonseca Lima, da área de Obras, que levou um tablet para casa. No dia a dia, ele faz a compostagem orgânica com restos de alimentos, que também são utilizados para alimentar a sua criação de galinhas. O profissional ainda apresentou o plantio de árvores frutíferas, que fez para evitar a erosão de um barranco próximo ao local onde mora e o reuso do óleo de cozinha para a fabricação de sabão.

A coordenadora da Comunicação da BRK em Cachoeiro, Rosa Malena Carvalho, destaca que o concurso “Cuidado que transforma todos os dias” deu visibilidade às práticas de sustentabilidade ambiental que já são realizadas por muitos funcionários.

“O prêmio maior foi conhecer tantas iniciativas importantes, que foram evidenciadas por meio desta premiação. A BRK Ambiental tem uma responsabilidade que vai além da oferta dos serviços de água e esgoto. Somos uma empresa que tem o compromisso de ser sustentável, por isso, parabenizamos todos aqueles que se sentiram motivados a apresentarem as suas práticas ambientais e mostrarem que estão alinhados e engajados neste mesmo propósito. Só com este senso de pertencimento podemos estimular a mudança de atitude em relação ao meio ambiente”, afirmou.

Distribuição de adubo orgânico no Dia da Árvore

Em comemoração ao Dia da Árvore, a BRK Ambiental encontrou uma forma criativa e consciente para sensibilizar seus funcionários para a importância da preservação do meio ambiente. Nesta terça-feira, 21, a concessionária distribuiu saquinhos de adubo orgânico a cada um dos seus funcionários, que poderão ser utilizados em atividades de jardinagem, hortas, plantio de mudas, entre outras.

O produto foi produzido no gongolário da própria empresa, espaço onde os resíduos de poda e capina da concessionária são dispostos e se transformam em compostos orgânicos por meio de um processo natural, a partir da decomposição. Com essa prática, busca reduzir o impacto na vida útil de aterros sanitários e reaproveitar esses rejeitos.

“Organizamos os saquinhos de adubo para que formassem a imagem de uma grande árvore no ambiente da empresa. Aos poucos eles foram retirados pelos funcionários e agora irão nutrir outras plantas e árvores por toda a cidade”, destacou o responsável pela área de QSSMA da BRK em Cachoeiro, Paulo Breda.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *