BRK Ambiental leva Programa Cuidar Mais para a Educação Infantil durante a quarentena

O Programa Cuidar Mais, da BRK Ambiental em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Cachoeiro de Itapemirim (Seme) e instituições de ensino privadas de Cachoeiro de Itapemirim, neste mês de julho, leva atividades para alunos de Educação Infantil em um novo formato. Devido ao isolamento social, que provocou a suspensão das atividades escolares presenciais, o programa foi reformulado para atender os alunos em suas próprias casas, envolvendo ainda mais as famílias.  

Realizado com o objetivo de disseminar a importância da preservação dos recursos naturais e melhorar o entendimento sobre saneamento básico, destacando o seu valor para a saúde e a qualidade de vida da população, nesta edição o Programa Cuidar Mais envolverá alunos da Educação Infantil de dez escolas de Cachoeiro de Itapemirim.

Cerca de 600 kits contendo DVDs com vídeos animados, blocos com atividades e jogos educativos, foram produzidos e serão disponibilizados para os estudantes, atendendo às regras das entidades sanitárias. Os materiais, de forma lúdica, transmitem um conteúdo educacional abordando temas como ciclo da água, novo cenário de Covid-19, vilões do esgoto, resíduos sólidos e descarte correto, a importância da água, reciclagem e reaproveitamento, entre outros.

Dentre os jogos oferecidos pela concessionária de água e esgoto, está o jogo da memória “Vilões do Esgoto”, em que as crianças podem interagir com os personagens Bolinha, Mafralda, Lambuja, Juca “Bituca”, Bete “Cotonete”, Camelo “Bola de Cabelo”, Viola “Sacola”, Jão “Algodão” e Durval “Fio Dental”, enquanto memorizam as cartas e encontram seus pares. Outro jogo educativo é o quebra-cabeça “Dança da Chuva”, que demonstra as etapas do ciclo da água na natureza.

“Cada atividade é acompanhada de um vídeo que reforça o aprendizado e a reflexão sobre os temas abordados. Optamos pelo envio dos DVDs, para que os alunos obtenham um conteúdo relevante e atrativo, independentemente do acesso à Internet. Nesse formato, o Programa Cuidar Mais envolverá ainda mais as famílias, que poderão interagir, trocar conhecimentos e refletir sobre os temas propostos de forma lúdica e divertida”, destaca o diretor da BRK Ambiental, Bruno Ravaglia.

Além dos conteúdos disponíveis nos kits, os estudantes que tiverem acesso à Internet poderão encontrar outras atividades educativas no site   www.brktransforma.com.br/interatividade, onde estão disponíveis jogos de memória, quebra-cabeças e experiências virtuais, como um passeio virtual por Estações de Tratamento de Água e Esgoto.

Para a coordenadora pedagógica da Educação Infantil da Seme, Jocimara Bravin, a parceria com a BRK Ambiental está sendo fundamental para o trabalho com a Educação Infantil do município, pois proporciona reflexões contínuas que motivam mudanças de atitudes nas crianças, propagando também para as famílias e as comunidades.

“Esse trabalho amplia a consciência das crianças sobre questões relativas à água no meio ambiente, que acabam assumindo de forma autônoma atitudes de proteção e conservação da natureza, em especial dos recursos hídricos. Os kits educativos foram uma excelente iniciativa da BRK Ambiental, apresentados bem coloridos, com muita qualidade e chamando a atenção das crianças. Avalio de maneira muito satisfatória todas as ações realizadas pela empresa em parceria com a Secretaria de Educação do nosso município”, afirmou Jocimara.

Ensino Fundamental receberá conteúdo educativo da BRK e coletânea da Seme  

Também realizado com os alunos dos 8º anos de instituições de ensino de Cachoeiro de Itapemirim, por meio de oficinas e produção de vídeos abordando o tema “Sustentabilidade”, em 2020, devido a pandemia da Covid-19, esta etapa do Programa Cuidar Mais não pode ocorrer. A BRK Ambiental, entretanto, preparou um compilado de informações que irá integrar a coletânea sobre Meio Ambiente que será disponibilizada aos alunos da rede municipal, por meio do Portal do Aluno, da Secretaria Municipal de Educação (Seme).

O conteúdo inclui informações como a diferença entre rede de drenagem pluvial e de esgoto, correto descarte de resíduos sólidos para o bom funcionamento da rede de esgoto, entre outros. “A Seme solicitou nosso apoio com vídeos para a coletânea sobre Meio Ambiente, que irão disponibilizar aos alunos. Reunimos um conteúdo capaz de facilitar a aprendizagem sobre a relação entre saúde, saneamento e meio ambiente. Assim, esperamos contribuir para uma formação social e ambiental mais consciente dos estudantes”, explica a analista de Responsabilidade Socioambiental da BRK Ambiental, Micheline Bernabé.

Escolas integrantes do Programa Cuidar Mais 2020 – Educação Infantil

·         Colégio Jesus Cristo Rei

·         EMEB Alair Turbay Baião

·         EMEB Albertina Macedo

·         EMEB Governador Eurico Vieira de Resende

·         EMEB Mª Tereza Brandão de Mello

·         EMEB Normília da Cunha dos Santos

·         EMEB Prof.ª Cely Santos de Oliveira

·         EMEB Prof.ª Maria do Carmo Magalhães

·         EMEB Zilda Soares Moura

·         Instituto de Pesquisas Educacionais – IPE

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *