BRK Ambiental encerra Programa Cuidar Mais 2019 reunindo educadores de escolas

Um encontro com educadores de escolas encerrou as atividades do Programa Cuidar Mais, edição 2019, desenvolvido pela BRK Ambiental em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cachoeiro de Itapemirim e escolas da rede privada de ensino. O evento foi realizado na última quarta-feira, 11 de dezembro, na sede da concessionária de água de esgoto, na Ilha da Luz, com representantes de escolas públicas e privadas que participaram do programa.

Neste ano, o Cuidar Mais realizou atividades com alunos de 12 escolas da educação infantil e seis do ensino fundamental. O objetivo é reconectar os participantes ao meio ambiente e alertar para a importância do saneamento, da preservação e do uso consciente dos recursos naturais.

Os estudantes da educação infantil concluíram a participação com apresentações culturais numa mostra cultural, enquanto os do ensino fundamental, dentro do Cine BRK Sustentável, produziram curtas-metragens com temáticas ambientais, que foram exibidos em sala de cinema do Cine Ritz Perim Center para seus familiares, amigos e professores.

No encontro de encerramento do Cuidar Mais 2019 foram entregues às escolas fotografias e cópias dos vídeos. O gestor da EMEB Monteiro Lobato, Alexandre Fortuna Lopes, já no dia seguinte ao evento exibiu para os alunos no auditório da escola os vídeos. “A experiência foi muito gratificante, pois os alunos se empenharam demais. É como se fosse um divisor de águas, pedagogicamente. A interação entre eles foi marcante”, destaca.

Professora de Educação Infantil do Colégio Cristo Rei, Talytha Eliseu da Silva também compartilha desse resultado positivo. “A participação no programa foi excelente. Nós já trabalhamos as temáticas na escola, mas com a parceria, elas se tornaram mais leves por serem abordadas de forma mais dinâmica”, avalia.

Segundo a gerente pedagógica de ensino da Seme, Valéria Machado Duarte Grafanassi, o trabalho feito pela BRK Ambiental possui um diferencial, uma vez que aproxima a sala de aula à realidade do estudante. “Para o próximo ano, esperamos continuar com essa parceria, procurando fazer ainda melhor, mantendo a tríade BRK Ambiental, escola e comunidade”, afirmou.

Um dos destaques do Programa Cuidar Mais, de acordo com a analista de Responsabilidade Socioambiental da BRK Ambiental, Micheline Bernabé, é o envolvimento da família e a parceria dos educadores. “Em sala de aula, os educadores participaram de maneira efetiva, o que contribuiu para o programa acontecer de forma planejada com as atividades pedagógicas do calendário escolar. E todo conhecimento adquirido na escola foi replicado em casa, dessa forma conseguimos contar com o engajamento da família à proposta de educação ambiental”, destaca.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *