BRK Ambiental avalia ações socioambientais realizadas em 2021, com foco em novas iniciativas para 2022

A BRK Ambiental tem construído uma relação com Cachoeiro de Itapemirim e sua população que vai além da prestação de serviços de água e esgoto. Em 2021, a concessionária realizou uma série de ações de responsabilidade socioambiental, que tiveram como público os moradores do município, parceiros e os próprios funcionários da empresa.

Uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) foi responsável pelo treinamento e capacitação de 300 agentes comunitários de saúde de Cachoeiro, que reforçou a importância dos serviços de saneamento básico e a sua relação com o meio ambiente e a saúde pública. Por atuarem no contato direto com a população, os agentes de saúde são multiplicadores essenciais de conhecimentos para a população, podendo atuar como multiplicadores nas comunidades que visitam em temas relevantes, como a importância do saneamento para saúde pública.

A concessionária também levou o debate sobre educação ambiental aos alunos do Ensino Médio de Cachoeiro, por meio de um ciclo de palestras na Escola Polivalente do Aquidabã. As apresentações, respeitando todos os protocolos de prevenção à Covid-19, foram ministradas aos estudantes da matéria eletiva de Meio Ambiente, abordando sobre a destinação correta de resíduos sólidos e a importância dos serviços de água e esgoto para a saúde e a qualidade de vida da população.

Mantendo uma presença ativa nos debates que envolvem as políticas ambientais no município, a BRK participou da primeira oficina para a construção do Plano Municipal de Educação Ambiental, com membros da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Cachoeiro de Itapemirim (CIEA Cachoeiro), em novembro. O encontro concentrou as discussões na construção do Plano Municipal de Educação Ambiental e suas principais diretrizes. Na ocasião, a concessionária ofereceu todo apoio técnico e institucional, para a construção de iniciativas para fortalecer e ampliar a Educação Ambiental no município.

Durante o ano, a BRK também fez parte da programação do “Cultura e Território: Água como elemento integrador”, evento on-line em comemoração aos 15 anos do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Itapemirim (CBH Rio Itapemirim), realizado em julho. A concessionária participou da roda de conversa “Educação Ambiental no Rural e Urbano”,abordando especialmente o conceito, os desafios e os avanços conquistados na educação ambiental na área urbana.

Campanhas, concursos e orientações para a população e funcionários

Por meio de campanhas, concursos e eventos, a BRK Ambiental promoveu a prática de hábitos sustentáveis com toda a população de Cachoeiro em 2021. A coordenadora de Comunicação e de Responsabilidade Socioambiental da concessionária, Rosa Malena Carvalho, destaca que, para chamar a atenção da população para atitudes mais colaborativas em relação ao meio ambiente e a manutenção da eficiência dos serviços de água e esgoto, foram realizadas as campanhas “Vilões do Esgoto”, chamando a atenção para o descarte incorreto de resíduos nas redes, e “Rede de esgoto e água da chuva não se misturam”, para alertar quanto aos perigos das ligações irregulares.

A BRK também colaborou com as edições da ExpoSul Rural em 2021, levando informações sobre a importância da água tratada e de qualidade no preparo de alimentos. A concessionária disponibilizou lavatórios para que o público pudesse higienizar as mãos – uma forma de estimular a prevenção da Covid-19.

Dentre outras iniciativas promovidas pela concessionária, a coordenadora de Comunicação destaca a campanha “Conexão Futuro – Qual é o seu desejo para o meio ambiente?”, que estimulou o compartilhamento de hábitos mais saudáveis e sustentáveis pela população nas redes sociais, e o concurso “Cuidado que transforma todos os dias”, que premiou três melhores iniciativas sustentáveis promovidas por funcionários da empresa.

“Desde sua chegada a Cachoeiro de Itapemirim, a BRK Ambiental busca promover a cultura do saneamento e atuar de forma colaborativa com a população do município, parceiros públicos e privados e funcionários, para a construção de um ambiente mais sustentável para todos. Quando refletimos sobre as ações de responsabilidade socioambiental a cada ano, avaliamos também em que podemos melhorar para manter esse trabalho sempre ascendente, já pensando em novas iniciativas para observarmos resultados cada vez mais positivos no cotidiano da população”, finaliza Rosa Malena Carvalho.

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