BRINCANDO E APRENDENDO CINEMA COM MATERIAIS RECICLÁVEIS

Começa no próximo dia 14 (terça-feira), a segunda temporada da websérie Brinquedoteca da Luz. O lançamento contará com um evento na Matriz Casa Criativa, local onde o projeto foi gravado, na Praia do Canto, a partir das 19h. Serão 4 episódios, um por semana, onde Francisco Xavier e sua filha Elisa Xavier montam brinquedos ópticos, utilizando materiais recicláveis, e aprendem juntos sobre cinema e diversas maneiras de reproduzir imagens em movimento. Os episódios estarão disponíveis gratuitamente no canal do youtube Brinquedoteca da Luz.

Equipe Brinquedoteca da Luz – da esquerda para direita Bia Sperandio, Elisa Xavier, Flávia Sperandio e Francisco Xavier – Foto por Francisco Xavier

A websérie continua o trabalho desenvolvido no ano passado na primeira temporada do projeto – que já está disponível no canal Brinquedoteca da Luz no youtube. Com uma abordagem pedagógica e lúdica, se utilizando de uma linguagem simples e ilustrativa, Francisco apresenta para a filha aspectos sociais e visuais da linguagem cinematográfica. A cada episódio eles montam um brinquedo – nesta temporada as crianças poderão aprender, junto com os pais, sobre a câmera escura, o Zootropo, o flipbook e a lanterna mágica.

As crianças vão aprender a montar os brinquedos com materiais simples como caixas de sapato, palitos, papéis, canudinhos, canetinhas e tubos. A ideia é incentivar os pequenos a reutilizar objetos, evitando o descarte. Além disso, o aproveitamento de materiais disponíveis na casa das crianças e nas escolas, facilita a utilização da websérie por parte de professores e pedagogos em sala de aula e em oficinas.

Além de Francisco Xavier e Elisa Xavier, pai e filha, a equipe também conta com a mãe de Elisa, Bianca Sperandio, que é diretora de arte e cena do projeto, e a tia e madrinha de Elisa, Flávia Sperandio, que foi a consultora pedagógica da websérie. “Brinquedoteca da Luz é um projeto que tem uma equipe familiar, porque surgiu dentro da nossa família em um período difícil que todos vivemos durante a pandemia. A razão dele existir está nesse contexto, em que tivemos que passar um tempão sem se ver e se abraçar. É um gesto de afeto, paciência e vivência”, conta Francisco.

A websérie também busca despertar nos pequenos a curiosidade sobre a história da fotografia e do o cinema, mostrando como outros aparelhos surgiram muito antes dos eletrônicos que possuímos hoje. Francisco enfatiza a importância do despertar lúdico nas crianças: “A importância cultural do projeto é na forma como as crianças poderão se expressar, contando suas histórias através de brinquedos que só dependem da imaginação para funcionar”.

BRINQUEDOTECA DA LUZ é um projeto da EXP Filmes e foi selecionado no edital de Cultura Digital, da Lei Aldir Blanc (Inciso III), lançado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), com recursos repassados pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Serviço:

Evento de lançamento da 2ª temporada da websérie Brinquedoteca da Luz

Local: Matriz Casa Criativa / Rua Jaime Martins, 77

Data: 14/12

Horário: 19h

Onde assistir a websérie: Brinquedoteca da Luz no youtube

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *