Biblioteca Municipal de Cachoeiro/ES vai comemorar 78 anos com lançamento de livro

A data será celebrada no próximo dia 23, às 19h, com lançamento do livro “Tiana e a incrível história da professora Zilma Coelho Pinto”

Na última sexta-feira (17), a Biblioteca Municipal “Major Walter dos Santos Paiva”, que funciona na Casa da Memória, no Centro de Cachoeiro, vai completar 78 anos. A data será celebrada no próximo dia 23, às 19h, com lançamento do livro “Tiana e a incrível história da professora Zilma Coelho Pinto”, da escritora Deane Monteiro Vieira Costa. O evento será aberto ao público.

De acordo com a autora, a narrativa conta a hercúlea trajetória da professora Zilma Coelho, que se dedicou, intensamente, à alfabetização em Cachoeiro. O texto chama a atenção para a necessidade de políticas públicas para a área da educação e a valorização de professores e, ainda, desperta a memória afetiva acerca dos tempos escolares.

“Meu desejo é fortalecer a valorização da profissão educacional no Brasil. Para isso, neste terceiro livro, utilizo uma linguagem mais infantojuvenil para alcançar jovens e novos profissionais que estão se formando nessa área que é tão importante”, explica Deane, que é professora de história e doutora em educação.

Ela ainda ressalta a relevância de fazer o lançamento na comemoração do aniversário da mais importante biblioteca da cidade. “Lançar o livro, nesta data emblemática, é simbólico. É lançar luz sobre a importância da leitura, escrita e da alfabetização. Bibliotecas fazem parte da minha vida e foram as portas de entrada de mundo e saberes que compõem, hoje, quem eu sou”, completa.

No evento, também haverá música ambiente e um sorteio de livros para os leitores que visitaram e pegaram exemplares emprestados na biblioteca durante junho.

“A Biblioteca Pública é a forma mais fácil e democrática de acesso à leitura numa cidade. Nossa biblioteca festeja 78 anos de preservação e difusão da literatura em nosso município. Nada melhor do que comemorar lançando novo livro sobre alguém que dedicou sua vida a ensinar pessoas a lerem”, expressa a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal “Major Walter dos Santos Paiva” funciona na Casa da Memória (rua Vinte e Cinco de Março, 118), de segunda a sexta, das 9h às 15h. O espaço conta com amplo e diversificado acervo, formado por clássicos da literatura nacional e estrangeira, best-sellers infantojuvenis e, ainda, material para pesquisa escolar.

Para conseguir pegar livros emprestados, é fácil. Basta levar um documento pessoal com foto e um comprovante de residência à biblioteca e fazer a ficha. Cada pessoa pode levar três livros, por dez dias, com possibilidade de renovação. De acordo com a coordenação da biblioteca, devido à pandemia, o local adotou a renovação remota, que é feita por meio do telefone: 3155-5272.

Futuro

Segundo a Semcult, quando a restauração do Palácio Bernardino Monteiro for concluída, a Biblioteca Municipal será transferida para lá. A previsão é de que a obra seja entregue no fim de 2023. Assim, a expectativa é de que a Biblioteca complete 80 anos, em 2024, em um espaço mais amplo e moderno, garantindo mais conforto e atrativos ao público.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *