Atenção produtores que ainda não possuem o CAR: Idaf inicia trabalho de realização do cadastro

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) deu início ao trabalho de realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR), registro obrigatório de todos os imóveis rurais (propriedades ou posses) exigido pelo novo Código Florestal (Lei Federal 12.651/2012).

O cadastro será realizado através da empresa Hominus, terceirizada contratada no âmbito do projeto CAR – ES e neste primeiro momento a prioridade é atingir produtores que ainda não possuem cadastro e ainda não realizaram solicitação. Vale ressaltar que o cadastro é totalmente gratuito para propriedades de até quatro módulos fiscais, equivalente a 72 hectares em Alfredo Chaves.

Para solicitar o CAR foram disponibilizados canais de contato por região, no qual o município de Alfredo Chaves está incluso na Regional Cariacica. Considerando o período de pandemia, será dada prioridade ao atendimento prévio não presencial, podendo ser contatados pelo telefone (27)9 9747-6148 e pelo e-mail [email protected].

CAR

O Cadastro Ambiental Rural é um registro público eletrônico de âmbito nacional obrigatório, que serve como base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico, e o combate ao desmatamento. O cadastro integra as informações ambientais das propriedades e posses rurais referentes às Áreas de Preservação Permanente (APP), de uso restrito, da Reserva Legal, de remanescentes de florestas e demais formas de vegetação nativa, e das áreas consolidadas.

O módulo fiscal é a unidade de medida, em hectares, cujo valor é fixado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para cada município

Fonte: Idaf

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *