Assinatura da Ordem de Serviço para instalação da Usina fotovoltaica do Campus/Ifes Piúma

Melina Santesi, diretora administrativa do Ifes Campus Piúma assinando também a ordem de serviço

A assinatura da ordem de serviço da implantação a usina ocorreu no auditório do Ifes com presenças dos secretários municipais de Piúma, estudante e outras autoridades, entre essas o vereador de Anchieta Renato Lorencini.

Diretor Marcelo Polese Ifes, Campus Piúma assinando a ordem de serviço

O Reitor do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, Jadir José Pela e o Diretor-Geral do Campus Piúma, Marcelo Fanttini Polese receberam nesta manhã desta quarta-feira, 04, o ex-deputado federal Givaldo Vieira, o Prefeito do Município de Piúma, José Ricardo Costa para assinatura da ordem de serviço da execução das obras de instalação da usina fotovoltaica do Campus, a primeira da Região Sul Litorânea.

Givaldo Vieira ex-deputado proponente da emenda de R$283 mil ao Ifes

De acordo com o reitor do Ifes, Jadir Pela, o momento é simbólico e significa, a demonstração de uma política da instituição que é trabalhar com energias limpas. “Nós somos uma instituição, além de educação, de ciência e tecnologia, e, como é que pode uma instituição de tecnologia não produzir possibilidades de questões tecnológicas? Além disso, tem a questão pedagógica, criar possibilidade de captar energia solar, onde os alunos, servidores, comunidade poderão conhecer e acompanhar este trabalho. Na minha opinião, uma questão pedagógica importante para que possamos produzir este conhecimento aqui no Campus”, ressaltou o reitor.

Prefeito Ricardo Costa assinando também a ordem de serviços

Salientou Jadir que o recurso para instalação da usina fotovoltaica veio a partir da emenda do ex-deputado Givaldo Vieira. “Temos de buscar formas de gestão e de trazer investimentos aqui na instituição. No caso da usina tivemos a participação do Givaldo Vieira, ex-deputado, juntamente com o nosso diretor Marcelo Polese que trouxe esta possibilidade de implantarmos aqui a nossa usina”.   

Luciano Amadio empresário da empresa ganhadora da licitação

Oportunamente a Reportagem conversou com Givaldo Vieira, autor da emenda de R$ 283 mil. “Fico feliz que consegui encaminhar e articular esta emenda para o Campus de Piúma, e que esteja sendo empregado em um projeto tão espetacular como este. É geração de energia limpa, será economia para o Ifes, neste momento que passamos por muitas dificuldades, além de ser um investimento que ajuda fortalecer a instituição. Nós precisamos defender o Ifes, é muito importante para Piúma, para o Espírito Santo e para o Brasil. Eu sou um parceiro, defensor do Ifes e me alegro por esta conquista que iniciamos hoje, assinando a ordem de início as obras, e dentro de três ou quatro meses espero voltar aqui para inauguramos e termos essa realização funcionando e gerando energia”, frisou Givaldo.

Jadir Pela reitor do Ifes no Espírito Santo

O diretor do Ifes Piúma, Marcelo Polese ressaltou que o momento é simbólico, mas de suma importância, destacando a sustentabilidade e a perspectiva de trazer para a região Sul do ES a primeira usina.

O evento ocorreu no Auditório do Ifes Campus Piúma

Para o Marcelo, é uma grande conquista para a região e para toda a comunidade. “Economia de energia para investir em outras ações como viagens técnicas, monitorias, iniciação científica, entre diversas outras. A Economia no custeio do campus, pode chegar a 60 mil reais por ano. Existe também a parte pedagógica, didática e a economia em quilowatt de energia. Nós vamos economizar 70 quilowatt por mês, a energia pode subir, baixar e nós vamos economizar os mesmos 70 quilowatt, independente, do valor, realmente, é um momento único. A grande perspectiva é economizar e que isso possa ser investido em ações positivas para os alunos que trazem o diferencial da educação técnica e tecnológica que o instituto federal tem”, salientou Polese.    

Prefeito de Piúma e os secretários Anderson, Shirlene Potratz e Ketla Baierl do Nosso Crédito

O prefeito de Piúma Ricardo Costa frisou a reponsabilidade do ex-deputado em solicitar a emenda para o Ifes Piúma. Em tempo, lembrou as dificuldades que passam o Instituto e frisou que há outras metas a serem alcançadas na instituição, mas é preciso continuar ajudando o Ifes para que ele honre o compromisso com os estudantes. “Eu quero parabenizar o diretor do Ifes Marcelo, os professores, aos alunos, os nossos secretários porque o Ifes tem se colocado como excelência, e a gente sabe que é em todo país, mas principalmente na cidade de Piúma pelo trabalho que ele se propôs a realizar e pela responsabilidade que tem”, parabenizou Ricardo.

Alunos do Ifes prestigiaram o evento e outras autoridades Foto: Assessoria do Ifes
Foto: Assessoria do Ifes: Autoridades marcado presença, e também o empresário Mauro Lúcio da Atum do Brasil

Vantagens da Usina

Explicou o empresário Luciano Amadio Filho as vantagens da usina fotovoltaica. “A energia é renovável, limpa. Atualmente existe uma legislação que dispõe, que, quem faz a sua própria geração, que chamamos, geração distribuída pode se creditar em créditos de quilowatt por mês no que ele fornece para a rede e consegue abaixar o seu consumo. Além de você usar uma energia mais barata com uma redução na conta, você terá um crédito que será compensado pela distribuidora na sua conta”.

Luciano Amadio Filho explicou as vantagens da energia solar e a economia que pode ser creditada

De acordo com Luciano, o prazo de vida da usina é de 25 anos e, gerando 70 quilowatt/hora durante o período de diurno. “ A EDP vai compensar este crédito e o usuário não terá mais aumento na conta. O que está sendo gasto hoje é investimento, e será pago num prazo de quatro anos. Depois O Ifes tem 25 anos gerando energia e economizando, não só na conta, como também a geração dos créditos. Na vida útil da usina, no primeiro ano ela perde 2,7% de eficiência, e vai perdendo 0,7% ao ano, ou seja, ela chega com 25 anos a 80% produzindo, depois com uma troca de algumas placas e troca de inversores a usina gerará mais 25 anos. Ela tem uma vida útil muito maior. É um negócio 100% vantajoso”, explicou o Amadio.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *