ARTIGO: tá tudo dominado

O texto é um artigo de opinião, não é notícia, nem reportagem – é opinião da jornalista. Você não precisa concordar

O jogo do poder é phoda. Quem não sabe jogar pede pra kh e sai, porque é jogo, e jogo, é jogo! Sacou? Não tem menino e não tem santo que não peque quando o assunto é poder. Aliás, pelo poder há quem venda até a própria mãe. Pelo poder se compra votos, pelo poder se mata, pelo poder se corrompe, pelo poder se carrega cestas básicas embaixo do banco do carro para dar aos pobres na véspera das eleições, pelo poder se prostitui, pelo poder se fode também.

A foto do presidente da Câmara de Piúma Jorge Miranda com os vereadores que já declaram apoio a sua reeleição é clara: Eliezer não é bobo nem nada. Zé Carlos, já disse que a bandeira dele é Piúma, mandou o recado nas entrelinhas, adooooooro! Fabrício sempre apoiou Paulo, Berná Muita Raça era de Samuel, mas Martha chegou ao poder ela pulou pro lado dos Scherres e Paulo venceu, ela se torna vice na chapa de Jorge e continua no poder. Joga bem disgramada… Simples assim! Bruno da Oi há pouco entrou em contato comigo aceitando sugestões nossas para ampliar suas ideias. Minha sugestão é: não se suje, quatro anos passa rápido.

Ora ora, eu que sou uma pobre forasteira, fiz míseros 32 votos, o que eu conheço de política, é que é um jogo que eu não sei jogar. Conheço as entranhas da sociedade e suas vísceras expostas. Estou dia a dia batendo de cara com o tráfico, redigindo matéria sangrentas e vendo a população a espera de um milagre.

Eu já sabia que o jogo estava rolando nos bastidores. Perdoe-me Samuel, entretanto, você, meu querido, meu velho, meu amigo, per-deu! E sem poder, seus fiéis escudeiros iriam em busca de uma arraia para dar água a seus pobres e sedentos cavalinhos aonde? Ou apoiar Jorge é mesmo pela renovação e pelo bem de Piúma? Hum, vai que cola.

Eu não tenho nada contra Jorge, nem contra Samuca, nem contra dona Martha, nem contra Ricardo, muito menos contra Paulo, contudo, como minha mãe sempre diz: “ficar contra a prefeitura é uma enrascada”.

Vamos imaginar que os votos para Jorge se manter presidente da Casa de Leis tenha sido conquistado apenas com um simples pedido: “posso contar com o seu voto, Bruno, Eliezer, Berná, Zé, Fabricio, 0800”?

Vamos supor que eu seja mesmo menina, forasteira e boba. Não sei de nada. A bola está no pé de Samuel ou de Paulo? Ninguém sabe o que rolou nos bastidores para os novatos decidirem apoiar Jorge. Talvez seja mesmo pelo bem de Piúma, ter uma Câmara aliada com o Executivo para os projetos andarem e todos sairmos deste lamaçal movediço.

E cá pra nós, Paulo Cola precisava de ter um experiente nas negociações para fazer a presidência, caso contrário podia ficar nas mãos de um grupo que talvez tentasse atrapalhar os rumos que se projeta para viver Piúma.

E quer saber, de boa que prefeito que não dialoga com o Legislativo. Vai deixar as cobras darem o bote primeiro? Paulo Cola, Paulo Cola, só tenho medo do preço… Todavia, é um jogo e jogo é pra quem sabe jogar, né?

Eu quero acreditar que Paulo Cola esteja no caminho certo elegendo Jorge, aliado na campanha, trazendo Berná, Zé e Bruno da Oi. Fabrício e Bruno já eram dele. Queremos uma Piúma melhor, ah, melhor mesmo e para todos, tá bem?

Podem chorar a vontade que não paga. Política é jogo pra quem sabe jogar. Quem não sabe, pede pra kh e sai. E quem poderá dizer que Eliezer e Zé não fizeram pedidos especiais? E quem sabe, Samuel também não esteja no jogo, quero dizer: no escanteio, por hora.

Paulo Cola precisava costurar com a Câmara, porque antes de executar, alguém tem que autorizar. Pre-fei-to! Algo antes do feito, PRE, depois é feito: EXECUTADO. Bora, já foi feita a articulação e a maioria já decidiu Jorge Miranda é o novo presidente, ou melhor, o velho presidente novo!

Eu só quero dizer que eu tô de olho e quero saber tim tim por tim tim, quantos cada um levou ou se foi por apenas amor. Se foi por amor, qualquer prazer diverte! Pelo desenho da foto, tá tudo dominado!

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *