ANCHIETA: Vice-governadora emociona Anchieta na explanação da Agenda Mulher na Câmara

O evento foi realizado na manhã desta sexta, 19 e contou com um plenário lotado de mulheres

Música, poesia, histórias – emoção. A Vice-governadora Jacqueline Moraes – PSB se encontrou com uma imensa plateia feminina, no Plenário Urias Simões, na Câmara de Anchieta, na manhã de desta sexta-feira, 19 para fazer uma breve explanação da Agenda Mulher, que será lançada no dia 29 de agosto no Palácio Anchieta.

Jacqueline conta a sua história de vida e emociona a plateia

O evento foi aberto com uma belíssima apresentação da cantora Bia Seixas que arrancou aplausos. Em seguida, Jacqueline Moraes assumiu o microfone e já começou emocionando o público fazendo um túnel do tempo relembrando suas lutas até a chegada ao Palácio Anchieta ao lado de Renato Casagrande. Em tempo, ela lembrou as mulheres que estão no poder e destacou a importância do empoderamento. Na pauta, apresentação das ações e os projetos do Programa Agenda Mulher que busca dar visibilidade e empoderamento a mulheres por meio do empreendedorismo.

A vice-governadora tem percorrido cidades capixabas para fomentar a participação de mulheres em capacitações e formações para despertar o protagonismo feminino em diversas áreas. Ao falar para as mulheres presentes, Jacqueline explicou que o objetivo do Agenda Mulher é transformar, através do empreendedorismo, a vida de muitas delas investindo na formação de lideranças. “Eu quis arregaçar as mangas e fazer um projeto que trabalhasse com o empreendedorismo, porque sou empreendedora, e fui camelô durante 15 anos. A princípio, era uma agenda de ações da vice-governadora, e se transformou em projetos. Estamos fechando várias parcerias visando o nosso público feminino. Nessa quinta-feira (18), fizemos uma entrega junto com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp). No dia 25, faremos o workshop #Ela Pode, junto com o Google. O trabalho da Vice-governadoria é totalmente voltado para visibilidade das mulheres”, destacou.

A assessora de Projetos e Inovação da vice-governadoria, Maraney Lopes Araújo enfatizou que a Agenda Mulher será lançada no dia 29 de agosto, no Palácio Anchieta, no Salão Santiago a partir das 13h00 e a presença de Jacqueline em Anchieta foi para apresentar o programa que está sendo construído a várias mãos, isto é, a Agenda Mulher está sendo construída com a integração de outras secretarias e coordenada pela Vice-governadora Jacqueline Moraes. “Estamos com a parceria de diversas secretárias e diversos órgãos, conselhos externos, Ifes, Ufes na construção deste programa voltado para as mulheres com foco no empreendedorismo. Este momento aqui hoje foi uma apresentação desta proposta para que possamos ter no decorrer de nossa caminhada adesão dos municípios para que a gente transforme efetivamente a realidade dos municípios capixabas e coloque o estado mais presente ainda nos municípios”, explicou.

Surpresa

A secretária de Assistência Social de Anchieta, Cláudia Simões Cardoso declarou que saiu do evento surpresa com tudo que ouviu. “Eu nunca tive a oportunidade de ouvi-la, admiro até porque a gente não ver vice na forma que ela está fazendo, de caminhar, de ter um trabalho que ela tem desenvolvido, estou saindo daqui surpresa, eu precisava ouvir tudo que ela falou, até para fortalecer alguns pensamentos, eu saio daqui muito satisfeita, ela tem feito um trabalho muito bom, as pessoas me procuraram no final e pediram que ela retornasse para falar mais para as mulheres, porque a história dela de vida é uma motivação para muitas que estavam aqui pela manhã. Saio daqui com meu coração transbordando”, frisou a secretária de Assistência.

O socialista, vereador Renato Lorencini, quem trabalhou bastante junto com sua equipe no convite a Vice-governadora para estar em Anchieta nesta manhã, aplaudiu, da poesia declamada, a história de vida de Jacqueline. “É uma alegria podermos receber a vice-governadora em nosso município, principalmente, para falar de um tema tão importante que é a Agenda da Mulher. Para nós é uma alegria, Jacqueline fez uma fala muito importante, terminou com um poema muito bonito, emocionando todas as mulheres e fazendo esta conscientização de que a mulher precisa ocupar o seu espaço na sociedade”, enfatizou Lorencini.

O vereador Tássio Brunoro gostou muito do evento. “Achei de extrema importância, inclusive pelo próprio exemplo, não tem coisa mais perfeita para ensinar do que, com o próprio  exemplo e a vice-governadora, Jacqueline Moraes é um exemplo para aquilo que a gente precisa fazer para as mulheres de todo país, partindo dos municípios, abrangendo o Governo do Estado e também o governo federal, que é empoderar, fortalecer as políticas públicas voltadas para as mulheres, sobretudo, a participação das mulheres na políticas, extremamente importante, momento enriquecedor para mim como um representante do povo e defensor das mulher”, ressaltou Tássio.  

O presidente da Câmara de Anchieta, vereador Cléber Pombo, recebeu a vice-governadora exaltando o seu papel feminino no Governo. A chefe de gabinete do prefeito Fabrício Petri, Paula Louzada, participou do evento representando o chefe do Executivo Municipal. 
Ela ressaltou a importância da política nas vidas das pessoas. “A política é que define tudo em nossa vida. E as parcerias com o Governo Estado são bem-vindas já que Anchieta tem sido contemplada com várias ações, e temos certeza que, com Jacqueline Moraes, sairão outros projetos a serem implementados no município ainda mais especificas e voltadas para o público feminino”, disse.

No final do evento, Jacqueline avaliou o encontro em Anchieta: “Uma manhã maravilhosa, quero agradecer a todos eu compareceram e dizer que, para que nós estivéssemos aqui foi um exercício a várias mãos, a nossa querida Isabel junto aos servidores da Câmara e da Prefeitura poder apresentar o programa Agenda Mulher e sentir a coragem das mulheres aqui, senti que elas estão verdadeiramente motivadas a trabalhar pela visibilização e pelo empoderamento das mulheres do ES”, frisou Moraes.  

Várias lideranças marcaram presença no evento, pastores, presidentes de associações, secretários municipais, educadores, a diretora da Escola Família e Turismo – Eftur entre outros.

 A vereadora Tereza Mezadre também parabenizou a vice-governadora e falou da importância da mulher ocupar o seu lugar nos espaços públicos, lembrou que há 20 anos ela foi convidada para se candidatar como uma mulher laranja apenas para preencher o coeficiente. Disse que não fez campanha, na época trabalhava em um quiosque, o esposo é que era político, acabou que hoje ela soma quatro mandatos na Câmara de Anchieta.

Agenda Mulher

O Programa Agenda Mulher é um programa que busca dar visibilidade às mulheres, através do empreendedorismo. Investindo na formação de lideranças, sua participação na força de trabalho, emancipação econômica, tem o objetivo de garantir sua presença plena e igualitária na sociedade.

Texto e fotos: Luciana Maximo

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *