Anchieta/ES investe em melhoramento genético para qualificar pecuária leiteira

A Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, celebrou recentemente uma importante parceria com a Embrapa, Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) e a Fazenda Jabaquara, para o melhoramento genético da pecuária de leite do município. Com isso, o município será incluído no Programa Nacional de Melhoramento Genético do Gir Leiteiro..

O objetivo da parceria, segundo o secretário da pasta, Geovani Meriguette, é disponibilizar aos criadores de gado leiteiro sêmen de touros GIR em teste de progênie (metodologia que avalia os touros pelo desempenho produtivo de suas filhas em vários rebanhos). “O sêmen disponibilizado será de animais que representam o que há de mais moderno para melhoramento genético em pecuária leiteira. Nossa intenção é disponibilizar para os pecuaristas sêmen de filhos de animais recordistas da raça, possibilitando ao produtor ter vacas leiteiras em seu rebanho dos melhores touros do país”, explica..

Conforme informações da Secretaria, o Gir é uma raça bovina que se destaca por sua rusticidade, longevidade produtiva e reprodutiva, docilidade, baixo custo de mantenção, facilidade de parto, produção de leite a pasto e versatilidade nos cruzamentos..

Para o produtor participar do programa municipal deverá procurar a Secretaria de Agricultura e Abastecimento para se cadastrar. Todo processo terá acompanhamento técnico aos produtores..

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, a pecuária de leite é uma das principais atividades rurais de Anchieta, contando com 129 estabelecimentos, 2.200 vacas leiteiras e aproximadamente produzindo 4.787.048 litros de leite por ano..

“Por isso temos que investir em melhoramento genético para aumentar a produtividade dos animais e, consequentemente, a renda e a qualidade de vida das famílias pecuarista do município”, defende Meriguette..

Fazenda de Anchieta é referência nacional

A Fazenda Jabaquara, localizada na comunidade de mesmo nome, em Anchieta, de propriedade do senhor Elio Virgilio Pimentel, é uma referência nacional em melhoramento genético das raças Gir Leiteiro e Girolando. A fazenda é reconhecida com a maior media de produção de leite anual pelo Ranking Nacional do Girolando 2019. Tem como destaque, dentro de seus animais, a Ampola FIV Jabaquara. A vaca é recordista mundial de torneio leiteiro com média de 70.593 Kg de leite por dia, sendo a primeira fêmea Gir Leiteiro do mundo a ultrapassar a marca dos 70 kg de leite por dia..

Confira algumas ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de apoio a pecuária de leite do município:

– Melhoramento genético com doação de sêmen aos produtores acompanhados pelos técnicos da Secretaria de Agricultura, onde já foram atendidos mais de 20 produtores com 174 vacas inseminadas. Como as inseminações foram realizadas a partir de fevereiro de 2019. Já irá nascer as 20 primeiras bezerras;

– Melhorias das pastagens / alimentação, com orientação e acompanhamento em projetos de Pastejo Rotacionado;

– Preparo de solo para renovação de pastagem e produção de forragens /ensilagem para alimentação do gado com milho, capiaçu e cana;

– Transporte de insumos: calcário, esterco;

– Transporte de silagem;

– Serviços de máquinas para fazer estradas, currais, reservatórios de água, bebedouros, limpeza de valas, tanques de irrigação;

– Melhoria de qualidade do leite com assistência técnica de orientação, higienização dos equipamentos e durante a ordenha;

– Serviço de Inspeção para os produtores que possuam agroindústria de derivados de leite;

– Aquisição de leite para alimentação escolar.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *