Anchieta/ES: 420 alunos da rede municipal já fizerem teste para Covid-19

A Prefeitura de Anchieta, por meio das secretarias de Educação e Saúde, está realizando testes para detecção da Covid-19 nos alunos da rede municipal das séries do fundamental I e II, ou seja, nas crianças a partir de seis anos. No período de 23 a 27 de agosto foram realizados 420 testes em dez escolas.

Conforme a secretaria de Saúde, do total de testes realizados no período com IgM (teste rápido de sangue), 59 alunos foram positivos e apenas 01 testado com RT-PCR (swuab nasal) deu positivo. A testagem ainda não contemplou todos os turnos das escolas, devendo ocorrer nas próximas semanas, bem com as demais escolas da rede, conforme explica a Vigilância Epidemiológica do município.

Saúde explica protocolos dos exames

De acordo com os técnicos do setor, nos casos em que o resultado do IgM (teste rápido) der positivo e IgG negativo indica que a pessoa foi exposta ao vírus e pode estar em fase ativa da Covid-19, havendo a possibilidade do vírus estar circulando no paciente naquele momento. 

Alunos com resultado IgM reagente serão afastados do ambiente escolar por 04 dias e os pais ou responsáveis pelo estudante serão orientados a procurar a Vila Olímpica para avaliação médica e afastamento do trabalho, caso necessário.  Já alunos com resultados IgM e IgG reagentes aos mesmo tempo serão considerados como cura recente. Que teve contato recente com o SARS-CoV-2, mas já desenvolveu anticorpos.

No caso de alunos testados com RT-PCR, resultado reagente, serão afastados pelo prazo de 10 dias, ou conforme recomendação médica. Neste caso será ofertada testagem RT-PCR, para todos os alunos da sala do caso reagente pelo swab e os pais ou responsáveis pelo estudante serão orientados a procurar a Vila Olímpica para avaliação médica e afastamento do trabalho, caso necessário.

Nas salas de aula onde ocorrerem 02 ou mais alunos com resultado positivo no exame RT-PCR as aulas serão suspensas, atendendo a orientação da Nota Técnica Covid-19 GEVS/SESA/ES nº 82/2020, por 15 dias.

A testagem vem sendo realizada em alunos assintomáticos, previamente autorizados pelos responsáveis que responderam os questionários enviado pelas escolas.     

 Os testes serão realizados nas escolas por técnicos da saúde com supervisão da equipe da escola. Conforme informações da Educação, para alunos do fundamental I será realizado o teste rápido (furo no dedo), já para alunos do fundamental II terá a opção de escolha entre teste rápido ou RT-PCR (cotonete no nariz).

O município conta com cerca de 4.000 alunos matriculados no fundamental I e II.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *