ANCHIETA: discussão e confusão em unidade de saúde em Anchieta por demora em atendimento e superlotação

A vereadora Márcia recebeu no gabinete uma equipe de Saúde da categoria E que confessou estar esgotada pela grande demanda e a fata de profissionais.

Na semana passada uma confusão em uma unidade de saúde da Família em Anchieta por conta da demora nos atendimentos e falta de fichas para atender a todos fez com que o assunto fosse parar na Câmara Municipal. Outra situação é a categoria E que solicitou a vereadora Márcia Cypriano Assad que abraçasse a causa deles e entrasse na luta pela contratação de profissionais através de um Processo Seletivo ou Concurso Público.
De acordo com vereadora, é inaceitável a situação que precisa ser resolvida o quanto antes. Em tempo, ela protocolizou um requerimento na Casa de Leis solicitando a Prefeitura do Município a contratação de médicos por meio de Designação Temporária – DT ou que realize um concurso público para médicos, fisioterapeutas e psicólogos.
Conforme a vereadora, há a falta médicos especialistas, em especial fisioterapeutas e psicólogos. A falta deles tem sobrecarregado os poucos que têm e os que a Prefeitura fornece, contratados pelo Consórcio de Saúde Expandida Sul não dão conta da demanda.
A vereadora encaminhou a redação alguns vídeos de uma unidade de saúde da Família em Anchieta com superlotação, e o atendimento precário a quem mais precisa. “Não é possível a equipe da saúde, é mínima, acompanhando a reunião com a categoria E em meu gabinete, percebi também o aumento dos novos casos para acompanhamento com terapeutas ocupacional, psiquiatras e fonoaudiólogos. É impossível apenas um terapeuta ocupacional, apenas um psicólogo, a equipe do CAPS está esgotada e os servidores da saúde estão estressados e desanimados com essa situação”.
Márcia defende que a contratação por meio de DT é necessária, mas a Prefeitura certamente negará. “Eles vão falar não, porque os profissionais são contratados pelo Consórcio, acontece que o médico do Consórcio atende e vai embora, não existe acompanhamento, não existe participações em reuniões, porque ele recebe por atendimento de consulta, não vai ficar aqui para fazer acompanhamento de reuniões, para poder fazer uma avaliação junto aos demais servidores da saúde. Os médicos contratados pelo Consórcio não criam vínculos com os pacientes e isso deixa muito a desejar na questão da saúde. São dez anos que a categoria E da Saúde reclama pelos direitos e os substantivos que eles escolheram, são realmente necessários: respeito, reconhecimento, justiça e isonomia, vocês estão de parabéns, a luta é árdua, mas é necessária e tudo que vocês falaram aqui eu assino embaixo e continuo na luta com vocês, podem contar com o nosso gabinete para tudo que vocês precisarem”, disse a vereadora Márcia.

A vereadora Márcia recebeu uma equipe de Saúde no seu gabinete e fez um requerimento na Câmara a Prefeitura de Anchieta

O que diz a Prefeitura de Anchieta

O município ainda conta com psicólogos efetivos, mas não foi informado à quantidade pela secretaria de Saúde, além dos contratados através do Consórcio de Saúde, também não informado à quantidade. “Os especialistas que temos no município através do Consórcio são para dar mais conforto ao usuário que não precisa ir para outro município, pois esses especialistas também são ofertados pelo Estado. Realizamos processo seletivo recentemente para vários cargos/especialistas, mas nem todas foram preenchidas por falta de candidatos”, informou a nota.

O jornal entrou em contato com a Prefeitura de Anchieta e questionou sobre o número de profissionais médicos efetivos e sobre a possibilidade de realização de contratação seja por Designação Temporária ou Concurso Público. A Secretaria de Saúde de Anchieta informou que atualmente o município conta com 06 Clínicos Geral, 01 pediatra, 01 neurologista e 01 ginecologista efetivos. 

O último concurso público foi realizado em 2011

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *