ANCHIETA: 14ª Festa da Imigração Italiana bate recorde de público em Alto Pongal

O evento aconteceu ontem (01), em Alto Pongal, no interior de Anchieta, e atraiu um número recorde de visitantes num ambiente familiar.

A Carretela Italiana é o ponto alto da festa, atrai milhares de pessoas – foto/ assessoria de imprensa

Cerca de 17 mil pessoas, segundo os organizadores, passaram ontem (01) pela vila de Alto Pongal, no interior de Anchieta, para participarem a 14ª Festa da Imigração Italiana. O evento, que comercializou muita polenta e queijo e preparou o maior escudiguim da região, reuniu cultura, animação e gastronomia.

O fetival iniciou com missa seguida de almoço típico e  medição do maior escudiguim da região, prato trazido pelos italianos e que ainda é preservado pelas famílias locais. O Escudiguim é uma linguiça feita com carne e couro de porco moído e temperado com diversos condimentos. É uma receita trazida para o Brasil pelos imigrantes italianos no século XIX. 

Apresentações culturais e musicais foram realizadas até o final da tarde, momento que iniciou o tradicional desfile da Carretela Italiana. O desfile contou com a participação de 10 mil pessoas, que percorreram a avenida principal da comunidade ao som de músicas italianas e muito vinho. Este ano, a carretela contou a história da economia do café. Ao final do evento foi servido o tradicional sopão do nono.

Segundo Gabriel Pompermayer, um dos organizadores, o evento superou às expectativas. “Foi uma festa ordeira, familiar e muito animada, que transmitiu ao público o carinho que temos pelos nossos ancestrais. Este ano o público superou o que prevíamos”, disse.

As casas da pequena vila de descendentes italianos foram enfeitadas pelos moradores com as cores do país de origem dos seus ancestrais. A festa teve apoio da Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Comércio e Empreendedorismo e Gerência de Cultura.

Para o prefeito, a festa foi um sucesso e superou as expectativas. “Mais uma vez Alto Pongal mostrou que sabe promover um belo evento. A festa atraiu muita gente e foi um sucesso. Aproveito para parabenizar os organizadores”, disse.

Caminhada para relembrar o percurso dos imigrantes

Ontem (01) também foi a chegada dos cerca de 400 andarilhos que participaram da 15ª Caminhada Os Passos dos Imigrantes, que teve início no sábado (31), na sede de Anchieta. A caminhada percorreu 41 quilômetros e refaz os passos dos primeiros imigrantes que colonizaram a região.

Na chegada à vila, onde aconteceu a 14ª Festa da Imigração Italiana, os participantes foram recepcionados com fotos e doces.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*