Alunos do Sesi ES a poucos passos de disputar torneio internacional de Robótica

Equipes das unidades de Linhares e Maruípe foram classificadas para o Festival Sesi de Robótica. Agora, eles vão disputar com outras 98 equipes as vagas para representar o Brasil na FIRST LEGO League, nos Estados Unidos. Etapa nacional acontece de 6 a 8 de março, em São Paulo

Alunos do Sesi ES estão bem próximos de disputar o torneio internacional FIRST LEGO League (FLL). As equipes The Kings, de Linhares, e Legos Vorazes, de Maruípe, Vitória, foram classificadas para o Festival Sesi de Robótica, seletiva nacional para a FLL, que acontece nos dias 6, 7 e 8 de março, no Pavilhão da Bienal, situado no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. O evento é aberto ao público, com entrada gratuita. Ao todo, 100 equipes de todo país vão disputar vagas para representar o Brasil no torneio mundial, nos Estados Unidos.

As seletivas regionais ocorreram nos últimos dias 14 e 15 de fevereiro, no Sesi de Jardim da Penha, e contou com 30 equipes inscritas. Entre elas, representantes da escola municipal de Vila Velha, Aly da Silva; e dos Sesi de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Maranhão, entre outros diretórios.

O Torneio Sesi de Robótica FLL desafia crianças e adolescentes de 9 a 16 anos a encararem problemas da sociedade moderna, trabalhando em times de dois a dez integrantes – orientados por professores-técnicos, e inspirando-se em valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável. Seguindo regras feitas especificamente para cada temporada, eles constroem robôs baseados na tecnologia Lego Mindstorms, que devem ser programados para cumprir uma série de missões.

Na temporada 2019/2020, batizada de City Shaper (cidades inteligentes e sustentáveis), os alunos utilizam a robótica para encontrar soluções que ajudem a construir cidades cada vez melhores para as gerações futuras. A ideia é explorar a inteligência, expertise e criatividade dos estudantes, trabalhando disciplinas como ciências, engenharia e matemática de forma lúdica. Nas equipes, os alunos desempenham funções diversificadas como: pesquisa, programação, montagem, design e mentoria.

A The Kings, do Sesi Linhares, conquistou a vaga para a nacional ao se sagrar vice-campeã do Champions Award. Isso significa que, entre as 30 equipes, ela foi a segunda melhor em todos os quesitos da competição: Core Values (dividida em Inspiração, Trabalho em Equipe e Gracious Professionalism); Design (dividida em Design Mecânico, Programação e Estratégia e Inovação); e Projeto de Inovação (dividida em Pesquisa, Solução Inovadora, Apresentação) e Desafio do Robô.

A equipe é formada pelos estudantes Anthony André Soares, 12 anos; Mariana Bozi, 13 anos; Larissa Natale, 13 anos; Matheus Barcelos, 13 anos; Giulia Zuqui Bolsoni, 13 anos; Arthur Petronetto, 15 anos; Gabriela Scopel, 16 anos. Os técnicos são os professores Rose Mello Pinheiro e Roger Trindade Gomes.

Já a equipe Legos Vorazes, do Sesi Maruípe, garantiu a quarta colocação, no ranking geral de classificados para a próxima etapa, ao ficar com o primeiro lugar da categoria Projeto de Inovação – Design Mecânico. O time é formado pelos alunos Sara Cunha, 13 anos; Luíza Coutinho, 13 anos; Ana Júlia Sutil, 14 anos; e João Pedro Camargo, 16 anos. O técnico é o professor Thiago Ferreira.

Ranking geral

Ao todo, cinco equipes foram selecionadas para a nacional da FIRST LEGO League. O primeiro lugar ficou com a Brother Creator, formada por alunos das unidades de Cuiabá e de Varzea Grande do Sesi Mato Grosso. Eles foram os campeões do Champions Award, ou seja, a melhor equipe em todos os quesitos avaliados na competição. O segundo foi a The Kings da unidade de Linhares, do Sesi ES.

O terceiro lugar é da MegaMentes, da unidade de Dourados do Sesi Mato Grosso do Sul. Além de se classificar no Champion´s Awards, a equipe ficou em primeiro lugar no Desafio do Robô, ao disputar a final com a Lego Side, da unidade de Maruípe do Sesi ES; e primeiro lugar na categoria Design de Robô – Desempenho do Robô. A quarta colocação foi do Legos Vorazes, da unidade de Maruípe do Sesi ES, que também conquistou o primeiro lugar da categoria Projeto de Inovação – Design Mecânico. Já a quinta classificada, Criadores do Amanhã, da unidade de Bayeux do Sesi Paraíba, conquistou o primeiro lugar na categoria Core Values – Inspiração.

Além dessas equipes, outros times do Espírito Santo estão como suplentes da etapa nacional, sendo elas: Avalon, do Sesi Cachoeiro; Lego Side, também do Sesi Maruípe; The Walking Lego, do Sesi Jardim da Penha; e Tróia, também do Sesi Linhares.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *