Alunos de Alegre realizam práticas experimentais com reaproveitamento de alimentos

Os professores das áreas de Ciências e Matemática do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Aristeu Aguiar, em Alegre, realizam atividades de prática experimental com os alunos, por meio da plataforma Cassroom, no aplicativo EscoLAR. As atividades são desenvolvidas de forma interdisciplinar, por meio de um tema gerador, escolhido pelos educadores.

O primeiro tema abordado foi “Alimentação”. A professora Juliana Meneguelli propôs uma reflexão sobre o texto “Desperdício de alimentos no mundo” e sugeriu como atividade aos alunos a produção de uma receita utilizando o reaproveitamento de cascas, talos e sementes de frutas e legumes. A professora adicionou sugestões de sucos de frutas na atividade, mas deixou a criatividade fluir e o resultado foi uma variedade de receitas de sucos, doces e bolos. Os alunos enviaram as fotos e vídeos dos preparos nos grupos de WhatsApp da escola.

O objetivo da atividade foi reconhecer a importância do reaproveitamento de alimentos contribuindo para o enriquecimento da dieta com nutrientes e gerando menor quantidade de lixo, menor desperdício de recursos naturais e impactos negativos no ambiente.

“A atividade buscou alinhar a prática à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pois a atividade envolve misturas e métodos de separação comuns no nosso dia a dia. Também teve o objetivo de estreitar os laços familiares com  uma dinâmica divertida que é a produção de uma receita feita e compartilhada em família. É um momento importante de conscientização dos nossos estudantes sobre o problema do desperdício e o quanto essa atitude contribui para redução da fome no mundo”, disse a professora.

Para tornar o momento ainda mais interdisciplinar, a professora Débora Pirovani, atendendo os objetivos da disciplina eletiva “Cria que Cria” sugeriu que os alunos aproveitassem as receitas para elaborar uma propaganda de seus produtos e a imaginação mais uma vez tomou conta. Os alunos criaram propagandas de um delivery de seus sucos, doces, bolos e muitas outras receitas.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *