Publicidade

Alunas do Vale Música Serra participam de projeto com Di Ferrero e Roberta Campos

Série “Encontros Nova Orquestra – Edição Vale Música” contará com a gravação de dois vídeos inéditos com os artistas, acompanhados por jovens músicos do programa liderado pelo Instituto Cultural Vale

Quatro alunas do Projeto Vale Música Serra – Rebeca Vitória (trompete), Vitória Keulere (trombone), Amanda Loureiro (trompa 1) e Yasmin Corrêa (trompa 2) – gravaram participação no Projeto “Encontros Nova Orquestra – Edição Vale Música”, desenvolvido pela Nova Orquestra, um dos grupos patrocinados pelo Instituto Cultural Vale, dentro do Programa Vale Música. A série vai unir grandes artistas da nova geração da música brasileira a jovens estudantes de música para um intercâmbio sonoro. O ex-vocalista do NX Zero, Di Ferrero, e a cantora Roberta Campos são os escolhidos para a primeira edição do projeto, que contará com o lançamento de dois videoclipes ao longo do mês de setembro.

Os vídeos serão disponibilizados no YouTube da Nova Orquestra, nos dias 15/09 (Di Ferrero) e 29/09 (Roberta Campos). As jovens capixabas gravaram as canções “Sentença”, de Di Ferrero, e “Minha Felicidade”, de Roberta Campos, e tiveram a oportunidade de conversar com os artistas por meio de transmissões online sobre temas como carreira musical, dicas e histórias da estrada.

Em função da pandemia da Covid-19, todas as atividades foram realizadas de forma remota. As canções receberam arranjos inéditos de Ágatha Lima e cada aluno gravou sua participação individualmente e à distância, com o material em seguida sendo unificado em um processo de edição.

Iniciativa criada para promover e democratizar a música de concerto, a Nova Orquestra é um projeto pioneiro da Agência Olga, que se uniu ao Programa Vale Música para a primeira edição do “Encontros Nova Orquestra”. “Acreditamos no poder da música, nos seus mais diversos estilos e expressões. Unir o clássico com o pop é mostrar que todos estamos juntos pela arte. O projeto Encontros – Edição Vale Música é o começo de uma história que promete fazer ainda muito barulho por todo o Brasil”, comemora Mateus Simões, sócio-diretor da Agência Olga.

O Programa Vale Música é uma iniciativa do Instituto Cultural Vale para formação musical de crianças e adolescentes nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará através de uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem. No projeto Encontros, quinze jovens, previamente selecionados pelos gestores dos polos do programa, participaram das gravações dos vídeos, sendo um com cada artista.

“Ampliar os horizontes às crianças e adolescentes através da vivência musical e proporcionar novas experiências são alguns dos objetivos do Programa Vale Música. Através desta parceria inédita com a Nova Orquestra reafirmamos nosso propósito de ampliar os horizontes e novas perspectivas de futuro”, afirma Christiana Saldanha, gerente do Instituto Cultural Vale.

A cantora Roberta Campos disse ter ficado emocionada com a experiência: “Tocar com Orquestra é uma experiência que transcende. Eu sempre quis morar dentro de uma canção e junto da orquestra eu chego muito perto dessa sensação. Foi maravilhoso receber o convite do Vale Música, ter a Nova Orquestra tocando junto comigo e ainda uma canção de minha autoria. Me encheu o coração de alegria, estou ansiosa para ver o resultado final!”.

O projeto visa incentivar a nova geração de músicos e arranjadores, em um período delicado para o setor cultural, com menos ensaios e apresentações presenciais nos teatros. O programa também se propõe a mostrar a versatilidade das orquestras, aproximando o público em geral dos concertos.

  • Confira:

Série “Encontros Nova Orquestra – Edição Vale Música”

Lançamento vídeo Di Ferrero

Data: 15 de setembro

Local: YouTube Nova Orquestra

Lançamento vídeo Roberta Campos

Data: 29 de setembro

Local: YouTube Nova Orquestra

OS ARTISTAS:

  • Di Ferrero

Conhecido por sua carreira à frente da banda NX Zero, o cantor possui uma trajetória de grande sucesso, com mais de meio milhão de ouvintes mensais no Spotify.

Nascido em Mato Grosso do Sul, o artista morou desde os 12 anos em São Paulo e foi lá que, em 2004, entrou para a banda. Com NX Zero já concorreu nas maiores premiações de música brasileira, como o VMB e Prêmio Multishow de Música Brasileira, nas categorias: “Melhor Banda do Ano”, “Melhor Show”, “Hit do Ano”, e foi vencedor de “Melhor Cantor”, em 2011, no Multishow.

  • Roberta Campos

Uma das maiores vozes femininas da nova geração, Roberta já teve suas músicas em trilhas de mais de vinte novelas, e ultrapassou a marca de um bilhão de plays de suas músicas em todas as plataformas de streaming.

Mineira de Caetanópolis, a artista foi indicada ao Grammy Latino 2016 na categoria “Melhor Álbum de MPB” com o disco “Todo Caminho é Sorte”.

  • Sobre a Nova Orquestra:

Projeto criado pela Agência Olga em 2019, a Nova Orquestra tem o objetivo de promover a democratização e o acesso a peças clássicas e concertos, surpreendendo o público com sons inesperados. Já no primeiro ano de existência, a Nova Orquestra se apresentou no Game XP, o maior GamePark do mundo, e no palco Sunset do Rock in Rio, ao lado dos rappers Rael, Agir, Baco Exu do Blues e Rincon Sapiência.

  • Sobre o Programa Vale Música:

O Programa Vale Música é um projeto autoral do Instituto Cultural Vale. O programa é uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre estudantes de polos musicais em quatro estados – Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul – e profissionais das maiores orquestras do país. Ao todo, envolve cerca de 250 profissionais e mais de 1.000 alunos em intercâmbios, aulas e residências artísticas. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e a Nova Orquestra, patrocinadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Saiba mais sobre o Programa Vale Música em institutoculturalvale.org.

  • Sobre o Instituto Cultural Vale:

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Em 2021, são mais de 150 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), C entro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Visite o site do Instituto Cultural Vale para saber mais sobre sua atuação: www.institutoculturalvale.org.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade