ALFREDO CHAVES: história do bairro Macrina é tema de exposição fotográfica

Macrina também é o nome de um famoso bloco carnavalesco de Alfredo Chaves

Os alfredenses terão a oportunidade de conhecer mais sobre a história da cidade na exposição fotográfica “Memórias do Bairro Macrina”, que estará aberta para visitação a partir do próximo dia 12, às 19h, quando acontece a abertura oficial com apresentações culturais, na quadra de esportes da comunidade. A entrada é franca.

As 100 fotos foram cedidas pelos próprios moradores do lugar, que foi povoado por escravos há mais de cem anos.

“Quando soube, logo emprestei minha foto no carnaval. Estou muito honrado”, afirma o cabelereiro e destaque da escola de samba do lugar, Jailson Galvão, de 39 anos.

A mostra tem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Estado (Secult) cultura, por meio do Fundo de Cultura pelo edital “Seleção de Projetos e Concessão de Prêmios para Pontos de Memória”.

As imagens vão revelar o início da região, bem como homenagear seus personagens importantes, como conta a preponente do projeto e professora de História, Joana da Penha Francisco. “Nosso objetivo é recuperar o legado de resistência e valorizar afro descendência do bairro Macrina. Selecionamos fotos para mostrar as manifestações cotidianas, culturais e ainda as pessoas que marcaram história”, salienta.  

Joana finaliza dizendo que “vamos expor também em um outro local no Centro da cidade, na Estação de Matilde e voltar para a comunidade durante a festa em homenagem a Nossa Senhora Aparecida”, conclui.

Serviço

 “Memórias do Bairro Macrina” – Exposição Fotográfica

Abertura: 12 de setembro, 19h, quadra de esportes do bairro Macrina

VISITAÇÃO:

Quadra de esportes do bairro Macrina

13 a 18 de setembro, das 8h às 17h

08 a 10 de outubro, 19h às 21h

Clube Tororoma, Centro

19 a 25 de setembro, das 8h às 17h

Estação de Mathilde, Matilde

11 a 27 de outubro, 08 às 17h

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *