Alfredo Chaves celebra 128 anos de história

Alfredo Chaves irá celebrar nesta quinta-feira (24) o aniversário de 128 anos de emancipação política.  Para comemorar a data, Prefeitura irá realizar várias atividades desde esportivas, culturais e institucionais.

 

Logo pela manhã, às 7h, o prefeito Fernando Videira Lafayette irá realizar uma pequena cerimônia em frente a sede do Executivo com homenagens aos cidadãos alfredenses que prestaram serviços na administração municipal, já aposentados nos anos de 2017 e 2018. A iniciativa conta com placas de homenagens e execução do Hino Nacional, regida pela Escola de Música de Anchieta, Yahweh Shammah.

 

Seguindo as comemorações, o prefeito irá entregar a nova sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e Defensoria Pública, totalmente reformada e adaptada.  Enquanto isso, a bola rola no Estádio Carlos Soares Pinto com a 9ª Copa Alfredo Chaves “SICOOB” de Futebol Infantil Interestadual, com a participação de cerca de 480 atletas.

 

“Estou feliz em fazer parte e poder juntamente com toda a população contribuir para o desenvolvimento do município. Nossa administração passou por dois anos de dificuldades de gestão, devido as crises de receita e a falta de apoio dos governos. Mas acredito em caminhos mais promissores para 2019 e 2020”, adiantou.

 

Dr Fernando citou ainda as várias obras em andamento que tem a finalidade de proporcionar qualidade de vida para a população.

 

“Posso citar aqui as obras da quadra da Escola Ana Araújo, a reforma e ampliação da Creche da Cachoeirinha, construção da quadra da escola de São Bento de Urânia, reforma e ampliação do Cras e a construção de um galpão para abrigo dos veículos da Garagem Municipal. Estamos licitando a reforma e ampliação da escola de Boa Vista e reforma da escola de Vila Nova de Maravilha. Para o homem do campo estamos atentos as manutenção das estradas com equipes em constante trabalho nas comunidades rurais. É importante lembrar que acabamos de conceder reposição salarial aos servidores já retroativo ao pagamento de janeiro. Aos professores, o aumento foi de 5,17%, incluindo reajuste salarial do Piso Nacional, mais a diferenciação de níveis. Já para os demais servidores a reposição salarial foi de  4,61%”, relatou.

 

Em relação de ações de contenção de gastos, o prefeito mencionou a aquisição de máquinas e veículos. “Tenho que citar também a aquisição de vários veículos novos como as três ambulâncias para o PA e diversos veículos para atender as secretarias de Saúde, Assistência Social e Agricultura e máquinas como uma retroescavadeira e uma pá mecânica, adquiridas para atender o homem do campo, diminuindo o uso de veículos velhos que encarecem a manutenção”, confirmou.

 

O prefeito finalizou com um convite a todos os servidores para prestigiarem as comemorações desta quinta-feira, às 7h em frente a Prefeitura e agradeceu a colaboração de todos alfredenses que contribuem  sempre para o crescimento do município, nestes 128 anos de história e autonomia.

 

Servidores homenageados:

Noelita Maria Volponi

Maria Arlete Dada Ferrarini

Pedro Guimarães

Maria da Penha Squasante Cavati

Noemia Gonçalo Neves

Cirene Vaneli

Antônio Pietralonga

Regina Celis Vaneli

Valmir Bravin Mattos

Irma Cebin Otto

 

História do município

A história do município de Alfredo Chaves teve início com a colonização no século XIX. Quando Dom Pedro II doou ao português guarda de honra da corte, o Augusto José Álvares e Silva, 500 alqueires de terra.

Em 1877, chegam os imigrantes italianos, que desembarcam em Benevente. Alguns desses europeus, com medo das enchentes e do ataque dos índios, continuaram a subir o rio para se instalarem em uma área mais elevada, batizada de Vila de Todos os Santos.

O crescimento econômico da região é impulsionado pelos imigrantes italianos. O progresso chega e o desenvolvimento leva a formação do primeiro centro comercial, onde famílias compram e vendem mercadorias. O distrito de Alfredo Chaves foi emancipado no dia 24 de janeiro de 1891, como território desligado do município de Benevente, atual Anchieta.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *