Afonso Cláudio | Consulta Pública para elaboração participativa do Plano Municipal de Saúde (PMS) 2022-2025

A Prefeitura Municipal de Afonso Cláudio, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, convida a todos a contribuir com a consulta pública para elaboração participativa do Plano Municipal de Saúde (PMS), instrumento estratégico que irá direcionar o planejamento das políticas públicas de saúde no nosso município para os próximos quatro anos (2022-2025).

Este instrumento de planejamento expressa o compromisso da gestão com a implementação e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) municipal em busca da universalidade, equidade e integralidade, objetivando a melhoria da atenção à saúde e da qualidade de vida da população.

O PMS 2022/2025 traz como ações estratégicas a qualificação da oferta de serviços na atenção primária à saúde, ampliando a cobertura pela Estratégia da Saúde da Família; o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial; o cuidado das pessoas com Doenças Crônicas e dos idosos, o aprimoramento do sistema de vigilância em saúde, além do desenvolvimento de uma saúde mais efetiva e mais digital.

O processo de elaboração do Plano se dará de forma colaborativa com a participação da população, do Conselho Municipal de Saúde e dos trabalhadores da saúde, identificando os principais desafios para melhorar os serviços de saúde da cidade e traçar diretrizes, metas e indicadores que serão desenvolvidos pela gestão municipal.

A Gestão quer ouvir a população, não só porque é seu direito, mas porque a construção da política pública de forma participativa é mais eficaz e mais sintonizada com as necessidades do povo.

O plano será elaborado democraticamente a partir da síntese dos dados da consulta pública, que estará disponível no período de 16/06 à 16/07/2021, de forma a contribuir com a disseminação da cultura da participação social e promover uma maior institucionalização no ciclo de políticas públicas da gestão em saúde do município de Afonso Cláudio.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *