AEL encerra ano do centenário com entrega de título de “Amigo da Academia”

No dia 13 de dezembro, a Academia Espírito-santense de Letras (AEL) vai homenagear, com o título de “Amigo da Academia”, entidades e pessoas que contribuíram para a divulgação do centenário da instituição. O evento vai acontecer na Casa Kosciuszko Barbosa Leão, sede da entidade, na Praça João Clímaco, Cidade Alta, às 17h.

Serão homenageados com o certificado de “Amigo da Academia” o divulgador cultural Clério Borges, a advogada Lúcia Bermudes Medina, a Biblioteca Pública Estadual Levy Curcio Rocha, o padre Renato Cristé Covre, os jornalistas Carolina Rodrigues Ferreira e Maurício Prates, o secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha, o secretário de Cultura da Ufes, Rogério Borges Oliveira, o secretário de Cultura de Vitória, Luciano Picolé Gagno, os vereadores Joel Rangel (Vila Velha) e Antonio Eduardo Oliveira (Vitória), o presidente do Conselho Regional de Bibliotecários Minas/ES, Álamo Borges, e o diretor geral do Arquivo Público do Espírito Santo, Cilmar Franceschetto.

Durante a solenidade, Auro Malaquias dos Santos, Luciano Máximo Ferreira e Solimar Soares da Silva receberão o título de Acadêmicos Correspondentes. A programação será finalizada com a palestra do bibliotecário Auro Malaquias dos Santos sobre o Patrono da Cadeira 39, Manoel Jorge Rodrigues, às 18h, na Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim.

Para encerrar as celebrações do centenário, no dia 15 de dezembro,  às 18h, a AEL oferecerá  a Comenda Kosciuszko Barbosa Leão ao Arcebispo da Arquidiocese de Vitória, Dom Dario Campos,  durante a Dezembrada do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (IHGES). Na ocasião, o Arcebispo será representado pelo padre Jorge Campos, vigário geral da Arquidiocese de Vitória. O tradicional evento literário ocorre na sede do IHGES, localizada no Parque Moscoso.

Sobre a Academia Espírito-santense de Letras:

Fundada em 04 de setembro de 1921, a AEL é a segunda entidade cultural mais antiga do Espírito Santo em atividade, só antecedida pelo Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, cinco anos mais velho. Tem o caráter cultural e sem fins lucrativos, e a finalidade de cultuar a língua portuguesa e a cultura diversa. Contém 40 cadeiras, ocupadas por acadêmicos-escritores que nasceram ou vivem no Espírito Santo, e conta também com a participação de membros correspondentes, representantes de Estados da federação e de países diversos.

Para celebrar o centenário de sua fundação, a Academia Espírito-santense de Letras realizou diversas atividades em 2021, entre as quais se destacam o I Concurso de Crônicas Elpídio Pimentel; o I Concurso de Contos Dom Benedito Paulo Alves de Souza; e o I Concurso de Poesias Kosciusko Barbosa Leão, em homenagem a imortais que desenvolveram papel fundamental na trajetória da instituição. Também foi realizada uma série de lives com a participação de acadêmicos, missa comemorativa na Catedral Metropolitana de Vitória e o I Concurso Literário Sérgio Blank,  destinado à concessão de prêmios para apenados e apenadas em cárcere no Espírito Santo, a partir da valorização da memória do poeta Sérgio Blank (1964-2020).

  • Programe-se:

Cerimônia de entrega do título de “Amigo da Academia”

Data: 13 de dezembro, às 17h, na sede da Academia Espírito-santense de Letras, Praça João Clímaco, Cidade Alta, Vitória. Às 18h, haverá palestra do bibliotecário Auro Malaquias dos Santos sobre o Patrono da Cadeira 39, Manoel Jorge Rodrigues, na Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, Rua Muniz Freire, 23, Cidade Alta, Centro, Vitória.

Dezembrada do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo

Data: 15 de dezembro, às 18h, na sede do IHGES – Avenida República, 374, Ed. Domingos Martins, Parque Moscoso, Vitória.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *