Ações de voluntariado da Suzano contemplam mais de 1500 pessoas no Espírito Santo

Inspirar e transformar faz parte da essência da Suzano e é o que as equipes da empresa buscam fazer por meio do Voluntariar, programa de voluntariado da companhia. No Espírito Santo, a Suzano conta atualmente com a atuação de aproximadamente 100 voluntários(as) envolvidos(as) em diferentes iniciativas que, em 2021, já contemplaram mais de 1.500 pessoas. Na semana em que se celebra o Dia Internacional do Voluntariado – 5 de dezembro – a empresa destaca algumas dessas ações.

Em 2021, iniciamos a primeira turma do Formare na Unidade Aracruz. O programa visa a capacitação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social e é realizado em parceria com Fundação Iochpe. Dos 20 jovens selecionados, 65% são mulheres, 35% homens e 65% negros e negras, das regiões de Barra do Riacho, Vila do Riacho, Barra do Sahy, todas em Aracruz, e Ibiraçu.

Além desta iniciativa, neste ano ainda foram realizadas duas edições do JA Startup, em parceria com a Junior Achievement e StartSe, voltado para a aprendizagem prática de jovens que têm o objetivo de transformar ideias em startups de alto impacto, com temáticas atreladas aos compromissos para renovar a vida da Suzano. Em 2021, também lançamos o Guia Remoto de Voluntariado  (disponível no site www.suzanocontraocoronavirus.com.br) para inspirar nosso público interno e externo no exercício da solidariedade e cidadania, mesmo de maneira on-line.

Os voluntários da empresa atuam como instrutores nessas qualificações, compartilhando conhecimento com os futuros profissionais que estão se preparando para o mercado de trabalho. Rita Caroline de Castro Caetano, analista de Ergonomia e Qualidade de Vida, é uma das voluntárias da Suzano. Ela começou a atuar no programa em 2012 com o intuito de ser uma agente de transformação e retribuir o que conquistou com a ajuda das pessoas.

“Com o tempo percebi que as experiências de voluntariado tinham grande poder transformador também na minha própria saúde mental, além de contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências.  Recentemente me inscrevi no Formare Aracruz para colaborar com a capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social. É incrível e indescritível ajudar a abrir portas para tantos jovens”, avalia a voluntária.

O Voluntariar existe há mais de duas décadas na Suzano. “As pessoas são nossa motivação e queremos ajudar a desenvolvê-las dentro e fora da empresa. Conectados e buscando a transformação social, queremos renovar o nosso olhar e nossa atitude, contribuindo para promover mudanças positivas na sociedade, porque acreditamos que Só é bom para nós se for bom para o mundo e incentivamos nossos colaboradores ao exercício da cidadania e protagonismo social, inspirando e transformando vidas para construção de um mundo melhor”, destaca Elisabete Flores Pagliusi, coordenadora de Voluntariado e Projetos de Formação da Suzano.

Pesquisa – A empresa é uma das patrocinadoras da Pesquisa Voluntariado no Brasil 2001+20, que está traçando o perfil do voluntariado no país, comparando a evolução com anos anteriores. A expectativa é de que os resultados da pesquisa sejam divulgados em abril de 2022, contribuindo para enriquecer a discussão sobre o tema e para fomentar práticas de voluntariado. A pesquisa está sendo realizada pelo Instituto de Desenvolvimento do Investimento Social (Idis) e Instituto Datafolha.

Voluntariar

O Voluntariar tem como objetivo estreitar o relacionamento da Suzano com as comunidades próximas, estimulando colaboradores, prestadores de serviço, familiares e parceiros a realizarem ações voluntárias, fortalecendo o protagonismo social e gerando uma mudança positiva na sociedade, trabalhando de forma colaborativa pela educação, diversidade, inclusão e sustentabilidade. Mais informações no vídeo https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=h4UjoA2M7UU&feature=youtu.be

Sobre a Suzano

A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *